Na quinta-feira (7 de julho), o Comitê de Sustentabilidade reuniu-se na sede da APAS, em São Paulo, para tratar de detalhes da implantação da campanha de conscientização do projeto “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” em todo o Estado. No encontro, que contou com a participação do presidente da APAS, João Galassi, de diretores da entidade e de representantes de grandes redes de supermercados, ficou acertada a divulgação de uma lista de classificados com informações das empresas fornecedoras de sacolas reutilizáveis para os associados. Além disso, um treinamento direcionado aos colaboradores de checkouts das lojas será feito para que estes orientem os clientes sobre a substituição das sacolas plásticas nos supermercados. A campanha acontece até dezembro e, a partir de janeiro de 2012, a sacolas serão extintas dos supermercados.
Da APAS, estiveram presentes na reunião, além de Galassi, o diretor de Sustentabilidade, João Sanzovo Neto; o vice-diretor de Responsabilidade Ambiental, Antonio Gandra; o vice-presidente e diretor de Convênios Edivaldo Bronzeri; o vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar Márcio Milan; o diretor das Regionais e Distritais Palimércio de Luccas; a gerente de Treinamento da Escola APAS Cintia Merighi; Rose Pavan (Responsabilidade Social); Rhoselaine Moura (Assuntos Regulatórios) e Fabiano Benedetti (Marketing). Das redes de supermercados compareceram Paulo Pianez e Eduardo Junqueira (Grupo Carrefour); Lígia Korkes (Grupo Pão de Açúcar) e Felipe Antunes (Walmart Brasil).
“O objetivo da iniciativa, apoiada pelo setor supermercadista, é atender a uma demanda da sociedade, que está cada mais atenta às questões ambientais”, afirma João Galassi, presidente da APAS.
“Primeiramente vamos trabalhar na capital e nas cidades das Regionais, para que sirvam de modelo. Até janeiro, gradualmente, vamos atingir todos os municípios paulistas. Jundiaí, Monte Mor e Americana já são exemplos do nosso objetivo, pois já adotaram a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, informa Palimércio de Luccas, diretor das Regionais e Distritais da APAS.
A APAS também negocia com os fornecedores de sacolas reutilizáveis preços diferenciados para os associados. Dados das empresas serão disponibilizados, por meio de um anúncio classificados nas revistas SuperVarejo e Acontece APAS – publicações da entidade – para facilitar o contato dos supermercadistas com as fornecedoras. “O supermercadista que já tiver interesse em se antecipar e adquirir as sacolas reutilizáveis pode entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento, no telefone (11) 3647-5000”, afirma Edivaldo Bronzeri, vice-presidente e diretor de Convênios APAS.
Treinamento para colaboradores
Durante a reunião, ficou acertada, ainda, a realização de um treinamento direcionado aos operadores de checkouts dos supermercados. De acordo com Bronzeri, eles devem estar preparados para orientar os clientes e informá-los sobre o novo hábito sustentável, uma vez que têm contato direto com esse público.
“Em todos os cursos da Escola APAS já realizamos uma introdução à campanha. O que faremos é um treinamento específico e mais focado no que se refere à orientação e à informação sobre a substituição das sacolinhas e a importância da atitude e da colaboração de todos”, explica Cintia Merighi, gerente de Treinamento da Escola APAS. Os multiplicadores da Escola APAS serão capacitados e ministrarão os cursos nas Regionais e Distritais.
A Campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” teve início no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho deste ano, com a distribuição de cartazes de conscientização para serem fixados nas lojas. A segunda etapa consiste na campanha em mídias sociais (Twitter, Facebook e Orkut). Na sequência, todas as lojas de supermercados do Estado de São Paulo terão as sacolas reutilizáveis disponíveis para a aquisição da população. Em dezembro terá início uma ampla campanha em mídias de massa para reforçar a conscientização dos consumidores.