Nos últimos quatro anos, o consumidor brasileiro, além de intensificar o número de visitas aos supermercados, elevou o gasto médio e o número de itens adquiridos por compra. Levantamento da consultoria Kantar Worldpanel mostra que depois de se manter praticamente estável por três anos em R$ 27, o valor desembolsado subiu para R$ 31,50
Outro fator que tem ocorrido ao longo dos últimos anos é a diversificação dos canais de venda utilizados pelo consumidor, considerado mais infiel pelos empresários do comércio varejista. A mesma pesquisa realizada no passado também identificou que 80% das famílias utilizam mais de três canais para se abastecer, como atacados, varejo tradicional, drogaria, perfumaria e venda porta a porta. Em 2001, a média de consumidores que faziam compras em todos esses canais chegava a 61%. Mesmo assim, no ano passado, foi notada redução de um ponto percentual em relação a 2011.
Junto com esse fenômeno, o setor supermercadista assiste ao crescimento das vendas nas lojas de vizinhança e atacarejos, enquanto os formatos de hipermercado vêm sentindo leve redução na participação do varejo.
Aumenta idas ao supermercado
Os consumidores estão indo mais às compras e elegem mais canais de distribuição. De acordo com o Instituto Nielsen – parceiro da Associação Paulista de Supermercados (APAS) – a frequência aumentou para dez vezes em 2010. Em 2008, foram necessárias 106 idas aos estabelecimentos para se abastecer, enquanto no ano passado foram 123. O varejo tradicional ainda é o preferido de 86% dos consumidores
