A partir de janeiro de 2012 será obrigatório que empregadores obtenham o certificado digital. Isso porque o novo ambiente “Conectividade Social “, criado para empresas e escritórios de contabilidade cumprirem com suas obrigações relacionadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), exige a certificação.
Os arquivos do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações deverão ser transmitidos à Previdência Social (SEFIP) pelo novo sistema. Todo empregador, inclusive produtor rural-pessoa física, deverá obter a sua certificação digital, e caso queira outorgar uma procuração eletrônica para um contador, este também terá que possuir um certificado digital ICP válido para transmissão dos arquivos.
O custo geral da “virtualidade” está previsto para um valor aproximado de R$500 a cada dois anos. Para adquirir o certificado, o interessado deverá procurar a Caixa Econômica Federal ou qualquer outra Autoridade Certificadora existente no Brasil.
A equipe técnica da Comissão de Trabalho e Previdência da CNA, juntamente com a Comissão de Empreendedores Familiares Rurais, acompanhará a tramitação das regras que torna obrigatória a aquisição do certificado digital por parte dos produtores rurais.
Fonte: Capital News
