O Grupo Pão de Açúcar participou nesta segunda-feira (25 de julho), em Arapiraca (AL), do lançamento regional do “Brasil Sem Miséria” – Nordeste, plano do Governo Federal coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome destinado a erradicar a pobreza extrema na região. Durante o evento, o grupo assinou um acordo de cooperação técnica em que se compromete a comercializar produtos da região, contribuindo com o desenvolvimento da agricultura familiar, gerando renda, promoção da cultura e desenvolvimento socioambiental. A parceria busca promover e assegurar o uso sustentável da biodiversidade, respeitando a cultura e tradições dos agricultores, além de realizar treinamentos que promovem a qualificação dos produtos.
“O GPA mais uma vez ratifica seu papel de Empresa Cidadã e assina o primeiro acordo no varejo com o Ministério do Desenvolvimento Social e da Reforma Agrária, gerando riqueza por meio da compra e distribuição de produtos advindos da agricultura familiar. Este é um importante passo no apoio ao combate da miséria no Brasil”, comemora o vice-presidente da companhia, Hugo Bethlem.
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O “Brasil Sem Miséria” se baseia em quatro pilares: Mais Comercialização, Distribuição de Sementes, Água para Todos e Documentação da Trabalhadora Rural. O Grupo Pão de Açúcar compõe o pilar Mais Comercialização, ou seja, a companhia contribuirá para a ampliação da comercialização de produtos da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais nos mercados privados e na rede varejista. Em Arapiraca, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello, o ministro do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence, e o diretor de relações institucionais do GPA Paulo Pompilio, assinaram acordo que levará às gôndolas dos supermercados produtos de quatro cooperativas (Coopercuc – BA; Cooperagrepa – MT; Coopaflora – PR; e Cooperúnica) e uma associação (Pequenos Agrossilvicultores do Projeto Reca de Rondônia).
O acordo beneficia mais de 3.000 famílias que produzem palmito de pupunha, doces, compotas e geleias de frutas da caatinga, ervas aromáticas, condimentares e medicinais, melado de cana-de-açúcar e artesanato. O primeiro pedido, que envolve 10 tipos de produtos, vai gerar uma receita de aproximadamente R$ 65 mil para os agricultores familiares dessas organizações.

