O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi e diretores da entidade discutiram com o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Bruno Covas, na quarta-feira (3 de agosto), futuras ações para estimular a substituição de sacolas plásticas pelas embalagens reutilizáveis. Participaram da reunião na sede da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), em São Paulo, o vice-presidente, diretor de Comunicação da APAS e deputado estadual Orlando Morando; o vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar APAS Marcio Milan; o vice-presidente e diretor de Administração, Finanças e Ações Sociais APAS Armando Almeida; o vice-presidente e diretor de Convênios APAS Edivaldo Bronzeri; o superintendente da APAS Carlos Corrêa; o diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Paulo Pianez e a assessora parlamentar Lygia Nader.
Na oportunidade, o presidente Galassi solicitou à Secretaria a impressão de seis milhões de cartilhas de conscientização para serem distribuídas em escolas públicas de todo o Estado. O secretário Bruno Covas comprometeu-se a levantar orçamento do material, complementando que a Coordenadoria de Educação Ambiental da SMA deverá redigir trabalhos a respeito.
O presidente Galassi destacou que as ações que combatem sacolas plásticas, estimulando as reutilizáveis, já têm grande aceitação da população. “Não há queda nas vendas quando os supermercados deixam de entregar as sacolas plásticas. Buscamos efetivamente o diálogo com a comunidade, para que ela compreenda que a conscientização é o caminho para a sustentabilidade”, completou Galassi.
Segundo o secretário Bruno Covas, outra medida de conscientização em andamento é a elaboração de propagandas educativas de rádio e TV, programadas para serem exibidas em novembro e dezembro deste ano.
Convênio com o Governo de SP
Um acordo firmado na cerimônia de abertura do 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados (APAS 2011), em maio passado, pela APAS e o Governo do Estado prevê o fim do fornecimento gratuito das sacolas plásticas nos supermercados em janeiro de 2012. Para que o envolvimento da população seja efetivo até lá, a entidade vêm discutindo novas estratégias.
Nesta semana, por exemplo, a APAS deu início a um treinamento, junto aos consultores da Escola Paulista de Supermercados, para que os empresários supermercadistas expliquem a seus colaboradores a importância do convênio.
Legenda da foto acima: Diretoria da APAS reúne-se com o secretário Bruno Covas para definir tarefas do convênio assinado em 9 de maio