O Walmart se prepara para lançar uma operação online de supermercado em São Paulo. A rede varejista já possui duas pontocom de alimentos no Brasil, uma em Porto Alegre (RS) com a bandeira Nacional, e outra em Curitiba (PR) com a bandeira Mercadorama, e está aperfeiçoando as operações para entrar em outras grandes cidades.
A multinacional americana ainda não revela qual será a marca adotada para sua futura operação online de alimentos em São Paulo, onde, além da bandeira Walmart, o grupo também possui lojas do Todo Dia e do Sam’s Club.
O diretor de comércio eletrônico do Walmart, Flávio Dias, não divulgou uma data para o lançamento da pontocom de supermercados em São Paulo, mas deixa claro que a entrada nesse segmento está nos planos da multinacional. “O Walmart pretende expandir sua operação de alimentos no Brasil e São Paulo é um dos mercados que estamos avaliando”, disse o executivo.
O Walmart vai trazer para o Brasil sua experiência no Reino Unido, considerado o país onde o varejo online de alimentos é o mais avançado do mundo. A multinacional americana é dona da rede britânica Asda, a segunda maior rede de supermercados do Reino Unido, onde disputa mercado com a Tesco. “A Asda possui um grande expertise que pode ser utilizado no Brasil”, afirma Dias.
Complexidade
As operações de supermercados são muito mais complexas que os outros negócios na internet, como sites de eletrodomésticos e livros, o que explica o pequeno número de empresas que atuam nesse segmento no Brasil. “Normalmente, os pedidos na internet incluem um ou dois produtos. Mas, em um site de supermercados, os pedidos envolvem 70 ou 80 itens”, afirma Dias.
No caso dos supermercados pontocom, um funcionário precisa coletar os produtos nas prateleiras de uma das lojas da rede, empacotá-los para, então, enviá-los para a casa dos clientes. “Esse processo exige uma grande integração do site com as lojas”, afirma Dias.
Fonte: Portal IG
