O Villarreal Supermercados tornou-se parceiro do projeto Sacolona, uma iniciativa da CCR NovaDutra que visa o reaproveitamento de faixas e cartazes de comunicação produzidos em lona plástica. A rede varejista fará a doação de todas as faixas e banners utilizados em suas campanhas de marketing e já estimula o uso das sacolas feitas de lona como meio alternativo de transporte de mercadorias. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) incentiva os supermercados associados a adotarem o conceito ‘descartável zero’. A partir de 2012, as lojas do Estado de São Paulo deixarão de distribuir sacolas plásticas derivadas de petróleo aos consumidores.
A reciclagem dos materiais, que antes eram descartados, é feita pela Associação de Costureiras Etc. e Tal, de São José dos Campos (Vale do Paraíba). As lonas são transformadas em bolsas, sacolas, frasqueiras e pochetes. Toda a renda obtida com a venda dos produtos é destinada à associação e dividida entre as costureiras.
Sustentabilidade
O Villarreal iniciou a campanha de conscientização dos consumidores para a adoção da medida sustentável de substituição das sacolinhas. Nas unidades da rede estão disponíveis caixas de papelão, a custo zero, e sacolas reutilizáveis para o transporte das mercadorias de forma mais sustentável. “O projeto Sacolona foi criado para gerar renda às costureiras, e tornou-se mais uma peça importante na substituição das sacolas plásticas”, informou o gerente de Desenvolvimento da rede, Hilton da Silva.
A APAS realiza em todo o Estado a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, e disponibiliza material de divulgação para ajudar na conscientização dos clientes. Além disso, negociou com empresas fornecedoras de sacolas reutilizáveis para garantir melhores preços aos associados e está capacitando os colaboradores que trabalham nos checkouts para administrar a mudança de hábito dos clientes.
“Temos notado que os consumidores já estão atentos à prática. Muitos trazem de casa as sacolas e outros preferem as caixas de papelão disponibilizadas nas lojas. Eles reconhecem a importância da ação e colaboram”, opinou o gerente.

