Os associados da APAS Regional Bauru receberam informações da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco durante reunião aberta nesta quinta-feira (17 de agosto) na sede da entidade. O diretor de Sustentabilidade da APAS, João Sanzovo, apresentou as ações da entidade para a substituição das sacolas plásticas e o projeto-piloto desenvolvido na cidade de Jundiaí. A vice-diretora de Responsabilidade Social da APAS Suzana Sanzovo também esteve presente no evento e discutiu a possibilidade de ampliação do Programa Vaga Certa.
A campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco tem como objetivo substituir as sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados paulistas a partir de janeiro de 2012. A APAS realiza parcerias com empresas fornecedoras de sacolas reutilizáveis para negociar preços diferenciados para os associados. Os supermercadistas interessados em adquirir o produto podem entrar em contato com a Central de Relacionamento da APAS, pelo telefone (11) 3647-5000.
Durante a reunião de Bauru, também foram discutidos outros assuntos de interesse no setor. O gerente jurídico da APAS Roberto Borges informou os supermercadistas que a entidade acompanha o prazo para a entrada em vigor da portaria sobre o ponto eletrônico, com a possibilidade de uma nova prorrogação. Informou também os associados sobre a medida compensatória (APAS e Procon), o cumprimento das cotas de deficientes físicos e clonagem de cheques.
Projeto Vaga Certa
A vice-diretora de Responsabilidade Social Suzana Sanzovo participou da reunião apresentando aos supermercadistas o Projeto Vaga Certa, que desde 2009 treina e capacita jovens de 14 a 24 anos da capital, oferecendo uma oportunidade no mercado de trabalho, especialmente no setor supermercadista. O projeto proporciona às empresas a possibilidade de adequar-se à Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000), que obriga estabelecimentos de médio e grande porte a possuírem ao menos 5% de aprendizes no seu quadro funcional.
Suzana anunciou a intenção de implantar na APAS Regional Bauru o modelo já aplicado em São Paulo. “Graças a uma parceria com o governo estadual, logo vamos estender nosso programa a outras cidades e conseguir capacitar outros jovens”, informou.
O vínculo empregatício dos aprendizes está a cargo do Instituto Érgon de Responsabilidade Social e Cidadania e os supermercados participantes do programa recebem um selo de responsabilidade social.
Estiveram presentes na reunião aberta da APAS Regional Bauru 35 supermercadistas associados da região. Além dos diretores João e Suzana Sanzovo, participaram do encontro o diretor Regional Erlon Ortega e o vice-diretor Flávio José Fernandes. Os patrocinadores do encontro foram Kia RBV, Siris – carrinhos ecológicos, Palmito Cristalina e Bebidas Conti.
Legenda da foto acima: Valdir Garcia e Clemente Rezende, do Supermercado Confiança, o diretor João Sanzovo, a vice-diretora Suzana Sanzovo, o diretor Regional Erlon Ortega, o diretor de Tecnologia e Informação José Flávio Fernandes e Cláudio Moura, do Supermercado Panelão
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.
