O consumo da classe C poderá auxiliar a economia brasileira a continuar em crescimento mesmo em um momento de incertezas mundiais. Atualmente, a classe passa por um processo de aumento da taxa de emprego e atua como impulsionadora de consumo brasileiro.
“A classe C tende a ser mais otimista em momentos de expansão econômica e a reagir de forma menos pessimista em momentos de crise. Portanto, deverá interferir de maneira decisiva no consumo interno da economia”, acredita o vice-presidente e diretor de Economia da entidade, Martinho Paiva Moreira.
A expansão da classe deve ditar nos próximos anos o ritmo de crescimento econômico no Brasil. Em 2010 estima-se que 38% de domicílios eram formados por essa parcela da população e a expectativa para 2011 é de que cresça para 41%. “Isso significa que mais pessoas consumirão uma quantidade maior de produtos, o que impulsionará as vendas no comércio. Enquanto o emprego e a renda dos consumidores se mantiverem em crescimento haverá consumo, estimulando o mercado interno brasileiro e impactando positivamente no desempenho da economia no atual cenário mundial de incertezas”, conclui.
