“A população de Jundiaí abraçou a causa ambiental. Parabenizo os consumidores da cidade, pois eles se tornaram exemplos para o País”. A frase foi dita pelo coordenador do Procon de Jundiaí, Antonio Augusto Giaretta, sobre o balanço de um ano da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, implantada pela APAS e pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.
Em entrevista ao Portal APAS, Giaretta afirma que a campanha deu certo – é considerada modelo de sucesso para outros estados do Brasil – por ter representado um pacto social, firmado entre a APAS e o poder público da cidade. “Não foi uma imposição de lei. A experiência de Jundiaí é um caminho sem volta. É importante dizer que o primeiro passo foi dado, mas há outros vilões do meio ambiente como o aquecimento global. Por isso outras ações que envolvem a logística reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos virão daqui para a frente”, ressalta.
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Parabéns, Jundiaí!
Em um ano, mais de 960 toneladas de sacolas plásticas deixaram de ser distribuídas no comércio de Jundiaí, o que equivale a mais de 264 milhões de sacolinhas. O coordenador do Procon comemora também o fato de, neste período, não ter recebido reclamações dos consumidores e de não ter sido necessário autuar estabelecimentos comerciais. “Os consumidores se engajaram na campanha e se conscientizaram sobre a importância da prática sustentável. Prova disso é que eles já levam suas sacolas reutilizáveis para fazer suas compras”, diz.
Giaretta destacou também que o sucesso do projeto deu-se com a ação de conscientização junto à população de Jundiaí, feita 90 dias antes da entrada em vigor da Campanha, que serviu para romper a cultura do descarte das sacolinhas. “A APAS entendeu e cumpriu as determinações do Procon, de divulgar a campanha de conscientização e de oferecer aos consumidores uma opção de embalagem sustentável, as caixas de papelão”, completa. Agora, os próximos passos serão ampliá-la para outros setores, como padarias, shopping centers e feiras livres.
