O setor supermercadista, representado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) reuniu-se hoje (2 de setembro) em Brasília com o Ministério do Meio Ambiente, a convite da ministra Izabella Teixeira, para propor a extensão para todo o país da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, que visa a substituição de sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados.
Pelo Ministério do Meio Ambiente participaram do encontro a secretária Samyra Crespo, a diretora Laura Macedo e a gerente de projetos Fernanda Daltro. Dos supermercados, estavam o presidente da Abras Sussumu Honda, o presidente da APAS João Galassi, os diretores da APAS João Sanzovo, Orides Russi e Edivaldo Bronzeri, o superintendente Carlos Corrêa, e o gerente de Relações Institucionais do Walmart, Arilton Rocha de Sousa.
O resultado do encontro foi positivo na avaliação de Galassi. O Ministério do Meio Ambiente vai fazer campanha em todo o país com o objetivo de conscientizar os brasileiros para evitar o descarte e usar as alternativas reutilizáveis para levar as compras dos supermercados. “A Abras vai integrar o grupo gestor da campanha e a APAS vai iniciar o projeto no estado de São Paulo, produzindo o material de divulgação do Ministério”, disse Galassi.
O lançamento está programado para outubro, ocasião em que será assinado um protocolo envolvendo o Ministério do Meio Ambiente, a Abras e a APAS.
