O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza entre os dias 11 e 24 de setembro a Semana do Peixe, com o objetivo de incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente com foco na alimentação saudável. O lançamento da Campanha acontecerá no próximo domingo (11 de setembro), às 9 horas, no Mercado do Peixe São Pedro, em Niterói (Rio de Janeiro). A Semana conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Associação Paulista de Supermercados (APAS), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Durante a semana, serão distribuídas cartilhas aos consumidores em todo o País, com informações sobre os benefícios que o consumo de pescado proporciona à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado e diversas receitas regionais, com quantidades reduzidas de sal e de gorduras. Serão fornecidos, ainda, cartazes para serem fixados nas redes de supermercados e nos bares e restaurantes participantes.
De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, as vendas de pescado em 2010 apresentaram crescimento com relação ao ano de 2009, uma média de 2%. As vendas de pescados no período da Semana do Peixe também apresentaram alta: os números subiram de 14,4% em 2009 para 15,2% em 2010.
Promoções nos supermercados
Desde 2003 a Abras participa da Campanha e também contribui para a organização das ações nos estados por meio de suas associações estaduais, que mobilizam diretamente os supermercados. Tradicionalmente, fornecedores e supermercadistas realizam promoções de pescado durante a Semana do Peixe.
