A APAS incentiva os supermercadistas a divulgarem a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco em suas lojas. Na manhã desta sexta-feira (9 de setembro), os profissionais de Marketing dos supermercados conheceram a Campanha e receberam dicas de como trabalhar a substituição das sacolas plásticas descartáveis pelas reutilizáveis com os consumidores. O presidente da APAS João Galassi, os diretores da entidade João Sanzovo (Sustentabilidade), Marcio Milan (Segurança Alimentar), Edivaldo Bronzeri (Convênios), Lúcia Morita (Centrais de Negócios) e Carlos Varandas (APAS Regional Baixada Santista) e o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) Sussumu Honda falaram sobre a importância da prática sustentável no setor.
Participaram do evento representantes das redes Satmo, Ourinhos, Federzoni, Merquatro, Ki Legal, Rede Super Vizinho, D’Avó, Sonda, Chocolândia, Atacadista Roldão e Atacadão; o consultor Thiago Pietrobon, da Solam Soluções Ambientais, e colaboradores da APAS.
“Esperamos que todos mobilizem suas equipes e participem junto conosco desta ação sustentável. Precisamos da colaboração de vocês, profissionais de Marketing, para informar e conscientizar a população sobre a importância da Campanha”, disse o presidente Galassi durante a abertura do encontro.
O diretor de Sustentabilidade da APAS, João Sanzovo, contou aos presentes das primeiras iniciativas da entidade acerca da substituição das sacolas, que culminou na assinatura do termo de cooperação com o governo estadual, em maio deste ano, para a extinção das sacolas plásticas descartáveis nos supermercados paulistas em janeiro de 2012. Sanzovo ressaltou que acredita no sucesso do projeto porque vê consciência ambiental na população. “Precisamos apontar caminhos, é o que estamos fazendo”, explicou.
Para mostrar a importância do projeto-piloto desenvolvido em Jundiaí, e que serviu de base para outras cidades, como Monte Mor, Americana e Belo Horizonte, o presidente da Abras Sussumu Honda lembrou que São Paulo servirá de modelo para a implantação de uma campanha nacional a favor do ‘descarte zero’. “A Abras apoia a APAS nesta Campanha. Estamos juntos, todo o setor supermercadista do Brasil apoia os movimentos de sustentabilidade”, ressaltou. Ele também parabenizou a APAS pela iniciativa: “Não podemos nos omitir nesta questão. Parabéns, a Campanha será deflagrada.”
Exemplo de Jundiaí
No encontro, o vice-presidente e diretor de Convênios e Oportunidades da APAS Edivaldo Bronzeri expôs o projeto-piloto da Campanha desenvolvida em Jundiaí. “Completamos um ano, e de sucesso, graças à união do setor com a cidade. Ninguém faz nada sozinho, por isso a grande adesão da Campanha na cidade”, opinou. “Todos entenderam a necessidade da mobilização. Tivemos sempre a preocupação de não infringir o Código do Consumidor e informar com antecedência os clientes”, disse.
Após a apresentação do projeto de Jundiaí, os gestores da APAS apresentou algumas das ações da entidade que estão sendo iniciadas para a consolidação do projeto. O departamento de Marketing disponibilizou as peças que poderão ser utilizadas nos supermercados para a conscientização dos consumidores. A Escola APAS falou sobre as palestras que serão ministradas nas Regionais e Distritais da entidade direcionadas para os colaboradores de checkout; e o departamento de Comunicação apresentou o blog da Campanha (www.vamostiraroplanetadosufoco.org.br), que entra no ar para reunir todas as informações da ação. A Solam Soluções Ambientais apresentou também as ações que estão sendo desenvolvidas nas Regionais e Distritais da entidade.
Legenda da foto acima: Jefferson Fernandes, diretor de Marketing do Atacadista Roldão; superintendente da APAS Carlos Corrêa; diretor João Sanzovo; presidente João Galassi; diretor Marcio Milan; diretor da APAS Regional Baixada Santista Carlos Varandas e diretor Edivaldo Bronzeri
Veja Mais:
São Paulo será modelo de projeto dos reutilizáveis
Parabéns, Jundiaí!
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.