O fortalecimento da representatividade do setor supermercadista no Estado de São Paulo define o primeiro ano de mandato do presidente João Galassi à frente da APAS. Mesmo antes de tomar posse, realizada em 31 de agosto de 2010, Galassi vem cumprindo uma agenda intensa de atividades para representar o setor de supermercados em nome da APAS. Vários projetos foram desenvolvidos e muitos outros estão em andamento, visando fortalecer o segmento supermercadista e aprimorar o atendimento aos consumidores.
O primeiro passo foi dado na constituição da diretoria, quando Galassi separou os conceitos de representatividade e gestão e atribuiu responsabilidades às diversas diretorias a partir dos projetos a serem desenvolvidos. “Para colaborar nas diretorias são necessários três princípios: vontade de servir, afinidade com os projetos e tempo de dedicação”, disse Galassi. Assim, foram criados 50 projetos prioritários divididos em 17 diretorias.
Seu primeiro grande desafio, a Feira APAS 2011, já incorporou inovações de formato. No lugar da tradicional solenidade de abertura, um grande Painel, em que autoridades dos três níveis de governo e empresários debatem questões relativas ao tema do evento, apontando soluções para os anseios dos consumidores e da sociedade. Não há mais encerramento. Agora o evento termina com o lançamento da edição do próximo ano, a apresentação do tema e a comunicação visual.
No período pré-feira, Galassi tornou-se relações públicas do evento, percorrendo inicialmente todo o interior paulista fazendo a divulgação e o chamamento dos associados e depois foi ao exterior convidar expositores e supermercadistas. Foi um sucesso: o evento registrou mais de 70 mil participantes, incluindo 34 empresas de 17 países, entre expositores e supermercadistas, que vieram aproveitar as oportunidades do evento e estimular negócios internacionais. Os negócios gerados na feira somaram R$ 5 bilhões.
Ainda na fase de divulgação da APAS 2011, Galassi participou do 10º Fórum Empresarial de Comandatuba, na Bahia, e popularizou a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, criada para substituir as sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados paulistas. Logo em seguida, a mídia começou a abordar o assunto com mais frequência, quando ganhou maior visibilidade o projeto piloto de Jundiaí, iniciado em 30 de agosto de 2010 em parceria com a Prefeitura, Procon e outras entidades do varejo da cidade. Em Jundiaí, 976 toneladas de sacolas plásticas deixaram de ser distribuídas no comércio desde setembro de 2010, o que equivale a mais de 264 milhões de sacolas descartáveis.
A bandeira da sustentabilidade ganhou força quando o presidente Galassi convidou o secretário Estadual de Meio Ambiente Bruno Covas para conhecer o projeto de Jundiaí e iniciou conversação para uma parceria entre a APAS e o governo paulista, objetivando a realização de ações conjuntas em nível estadual. Deu certo. Em maio de 2011, a APAS e o governo paulista assinaram um “Termo de Cooperação” para a substituição das sacolas à base petróleo descartáveis por reutilizáveis nos supermercados de todo o Estado, a partir de janeiro de 2012
Em junho deste ano, o presidente Galassi encontrou-se com a presidenta Dilma Rousseff em Brasília (DF), onde participou do lançamento do Plano Brasil sem Miséria – cuja meta do governo federal é retirar 16,2 milhões de brasileiros da extrema pobreza. Na oportunidade, Galassi convidou a presidenta Dilma para a abertura da APAS 2012 e ela confirmou que comparecerá ao evento. Antes mesmo dos governadores do Sudeste – Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG), Sergio Cabral Filho (RJ) e Renato Casagrande (ES) -, as associações estaduais de supermercados – APAS, Amis, Asserj e Acaps – assinaram o pacto, em evento realizado no dia 23 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo
Leia mais:
Entrevista: Um ano de projetos vitoriosos
Outro importante projeto da gestão do presidente Galassi é o acordo assinado com o Procon-SP. Trata-se de uma medida compensatória – ação da Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, formada por integrantes da APAS e do Procon-SP, que oferece uma garantia inovadora ao consumidor. A partir de outubro próximo, quem encontrar produto vencido na gôndola do supermercado receberá gratuitamente uma unidade igual no prazo de validade. Tudo pela defesa do consumidor.
O presidente Galassi foi aos Estados Unidos conhecer o sistema on-line de ensino à distância do Instituto IGA Coca-Cola e negociou uma parceira com a Femsa para implantar o sistema na APAS, a fim de disponibilizar a capacitação pela web para os colaboradores de supermercados, sem que eles tenham de deixar a loja. Sob a orientação da Escola APAS, o “e-super”, já tem 11 cursos disponíveis e conta com 60 adesões.
Entre outros movimentos apoiados pela APAS, um dos destaques é a campanha Pense Rosa, de prevenção ao câncer de mama, que levou toda a diretoria a participar de uma caminhada em Campos do Jordão. O próximo passo é iluminar o prédio da APAS com luz rosa, em 3 de outubro, quando os grandes monumentos mundiais farão a mesma ação.
O sucesso do primeiro ano da Gestão Galassi traz ainda mais compromisso do presidente para o segundo ano. No início deste mês ele esteve em Brasília em companhia do presidente da Abras Sussumu Honda, dos diretores da APAS João Sanzovo, Orides Russi e Edivaldo Bronzeri, do superintendente Carlos Corrêa, e o gerente de Relações Institucionais do Walmart, Arilton Rocha de Sousa para apresentar a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco à secretária Samira Crespo, do Ministério do Meio Ambiente. Já está definida uma pauta de ações em nível nacional, começando por São Paulo, em que uma campanha vai conclamar a população a usar embalagens reutilizáveis em suas compras, visando ampliar a proteção ao meio ambiente.
Em seu 1º ano de mandato, João Galassi participou de várias atividades com políticos e líderes empresariais. Confira a galeria de fotos (clique nas imagens abaixo para ampliá-las).
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.