Foi um ano de imensa satisfação pessoal pelo trabalho desenvolvido por toda a diretoria. Trouxemos para o debate assuntos de amplo interesse do setor no estado de São Paulo e o envolvimento de todos nos permitiu obter bons resultados. Registramos grandes conquistas em vários setores, desde o relacionamento com o poder público, fruto de um esforço institucional de aproximação, até a operação das lojas, consequência de capacitação e treinamentos desenvolvidos a partir de parcerias com institutos do Brasil e do exterior. Trabalhamos intensamente para aproximar mais a APAS dos associados, levando para dentro das empresas os projetos de interesse de todo o setor. Ao mesmo tempo, procuramos trazer para a APAS, por meio de caravanas, os associados de todo o estado de São Paulo, para conhecer de perto as ações cotidianas da entidade e os benefícios que a APAS oferece.
O Sr. esteve nos Estados Unidos e trouxe de lá uma metodologia de treinamento à distância. Qual a importância deste projeto já implantado pela APAS?
Estudei as ferramentas de treinamento e fui aos Estados Unidos conhecer o sistema on-line do Instituto IGA Coca Cola. O objetivo era analisar a adequação às nossas necessidades, a aderência ao modo de vida da juventude, a linguagem e as possibilidades de interação. Constatada a excelência da ferramenta, iniciamos o trabalho de costurar um grande acordo para disponibilizar aos associados um pacote de treinamento pela web, mais conhecido como e-learning. O diretor de Treinamento e Desenvolvimento Pedro Celso acertou uma parceria com a Femsa e instituiu o sistema que batizamos de “E-super”. Enquanto adaptamos os 84 cursos a serem aplicados, outros estarão sendo desenvolvidos, de forma que a oferta de conhecimento é crescente para a operação das nossas lojas. A capacitação é feita sem que o colaborador tenha que se locomover. Ele faz o treinamento pela internet na própria loja, em horários alternados e com certificação. É um sistema flexível que não compromete o tempo de trabalho. O programa está sendo um sucesso, pois é eficiente e muito barato. A cada dia que passa mais empresas associadas assinam sua adesão ao sistema. É um projeto de grande interesse do setor.
Há outras iniciativas de treinamento para qualificar colaboradores?
Sim. Desenvolvemos por intermédio do diretor de Comunicação Orlando Morando uma parceria com o governo paulista e o Centro Paula Souza para qualificar profissionais que estão buscando oportunidade e inseri-los no mercado de trabalho. Há pelo menos 10 cursos relacionados ao setor supermercadista com carga horário equivalente a dois meses e meio de treinamento.
A APAS tem participado ativamente de campanhas de interesse público. Qual a importância dessa ação?
Pela sua grande representatividade, a APAS tem também uma grande responsabilidade. No momento, estamos nos dedicando a apoiar a campanha Pense Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Sabemos que essa doença é grave, mas que pode ser curada se detectada no início. A campanha visa conscientizar as mulheres para que usem o sistema de saúde e façam os exames preventivos. Toda a diretoria tem apoiado e isso é motivo de grande satisfação para todos. Há ainda o compromisso político com o governo do estado, pois esta é uma ação de ONGs parceiras do Fundo Social de Solidariedade, sob a coordenação da primeira dama paulista, Dona Lu Alckmin. Minha esposa Virgínia participa e se dedica a essa ação com muito entusiasmo.
A aproximação com o Procon-SP, resultando na criação de uma Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, é outro exemplo?
Este foi um passo fundamental para mostrar à sociedade que os supermercadistas têm responsabilidade e levam isso muito a sério. Os problemas que acontecem são decorrência de questões técnicas que estamos procurando solucionar com o uso de novas tecnologias. O diretor de Segurança Alimentar Marcio Milan coordena junto ao Procon-SP uma câmara técnica para resolver esta questão. A APAS se compromete junto ao Procon de fornecer ao consumidor gratuitamente e na validade o produto igual ou similar ao que ele encontrar vencido. Trata-se de um grande avanço, pois estamos contribuindo para que o consumidor desenvolva o habito de ler os rótulos, onde estão informações fundamentais, como data de validade, valor calórico e composição dos produtos. Agora vamos conversar com o Ipem – Instituto de Pesos e Medidas para encontrar uma forma de ter o consumidor como parceiro. O diretor de Assuntos Jurídicos e Financeiros Roberto Longo Moreno será o coordenador deste importante projeto.
Há também projetos sendo desenvolvidos no âmbito federal…
Sem dúvida. Em maio deste ano, a pedido do presidente da Abras Sussumu Honda, recebemos na nossa feira a ministra Tereza Campello e promovemos a união dos supermercadistas em torno dessa grandiosa iniciativa que visa tirar da extrema pobreza 16 milhões de brasileiros. Em seguida, fui à Brasília no lançamento oficial do Plano e reiterei para a presidenta Dilma Rousseff o empenho e o apoio dos supermercados paulistas. Quando o governo federal lançou o Plano Brasil Sem Miséria Sudeste, assinei o documento com os presidentes da Amis José Nogueira, da Asserj Ailton Fornari e da Acaps, João Carlos Devéns. Há outros projetos conduzidos pelo diretor de Relações Institucionais Carlos Ely, que estamos discutindo com o governo federal, como o preenchimento da cota de deficientes contratados pelas lojas.
Como o Sr. avalia o estágio atual da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco?
Estamos empenhados em substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis em todo o Estado de São Paulo a partir de 25 de janeiro. Depois do sucesso do projeto piloto desenvolvido em Jundiaí, outras cidades como Monte Mor e Americana já aderiram e a campanha chega agora às nossas regionais. O diretor de Sustentabilidade João Sanzovo está promovendo reuniões abertas nas regionais para debater o assunto, conforme o plano de ação da APAS, amplamente divulgado nos seus instrumentos de comunicação – portal, newsletter, blog, mídias sociais e revistas. Nossos associados estão cada dia mais conscientes dos propósitos da campanha e empenhados em disseminar aos clientes a conscientização necessária para evitar a cultura do descarte.
Internamente, como a APAS estrutura a equipe para atender a todas as demandas?
Há uma atenção especial a essa questão, pois os projetos das diretorias são realizados no dia a dia pelos executivos e funcionários. Algumas áreas já estão estruturadas há mais tempo e agora ajustamos o time para atender a todos os projetos. Criamos a área de Marketing, de Economia e de Relações Institucionais, estruturamos em gerências as áreas de TI e Convênios e reestruturamos a Escola APAS, a área administrativa e o Espaço APAS. Essas mudanças nos permitiram intensificar as reuniões abertas nas regionais e organizar caravanas de associados à sede da APAS. A APAS tem uma equipe de profissionais bem preparados, aptos para os desafios que a entidade não para de abraçar.
Como o Sr. projeta o futuro das ações da APAS?
O que posso afirmar é que o compromisso dessa diretoria é irredutível em continuar honrando o nome da APAS e que todos os projetos iniciados serão concluídos. Temos o privilégio de contar com uma diretoria composta de empresários dispostos a trabalhar pelo setor, entre os quais contamos com três ex-presidentes: Armando Peralta, Omar Ahmad Assaf e João Sanzovo. A contribuição desses diretores é extraordinária, pela experiência, dedicação às causas do setor e orientação aos projetos desenvolvidos pela APAS. Contamos também com o apoio fundamental do supermercadista e deputado Orlando Morando, em seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa de São Paulo, empenhado em defender o segmento de supermercados no campo da política. A APAS tem um time unido, que atua em conjunto para encontrar as soluções demandadas pelo setor. A disposição da diretoria para o trabalho associativo é crescente e vai fortalecer cada vez mais a nossa entidade.