O governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin visitou o hipermercado Extra Itaim (zona sul), na última sexta-feira (9 de setembro), onde foi recebido pelo presidente do Grupo Pão de Açúcar (GPA) Enéas Pestana. No encontro, o executivo apresentou o sistema criado pela varejista que alerta sobre a proibição da venda para menores de idade nas lojas do grupo.
A tecnologia, desenvolvida pelo GPA, está presente em 395 lojas das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Assaí dos Estados de São Paulo e Paraná e até o final do ano será replicada às demais lojas do grupo nas demais regiões do País. Segundo o presidente do GPA, a visita ratifica o compromisso da empresa com o consumo consciente e responsável. “Temos total interesse em desenvolver esse sistema, assim como cedê-lo para outras redes. É uma necessidade da sociedade e nós devemos fazer nossa parte”, afirmou Pestana.
Leia mais:
APAS ajuda controlar venda de bebidas a menores
A APAS – Associação Paulista de Supermercados, representante no Estado de São Paulo de um setor que responde por 4% da venda de bebidas alcoólicas no Brasil, vai disponibilizar às empresas de tecnologia que atendem os associados a metodologia de ajuste dos sistemas de frente de caixa para cumprir o PL 698/2011, que restringe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
Na ocasião do anúncio do sistema pelo GPA, no início deste mês, o presidente da APAS João Galassi reiterou o apoio do setor ao projeto de lei do governador Alckmin e reforçou a necessidade de ações por parte do estado no sentido de desenvolver campanhas de massa e regulamentar os horários de propaganda. “Trata-se de uma questão de saúde pública e entendemos que ações isoladas não trarão os resultados esperados. Somos favoráveis ao movimento conjunto de toda a cadeia do abastecimento”, completou.
