“A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco deu certo em Jundiaí, principalmente, devido ao grande esforço das partes envolvidas e também pelo objetivo da ação.” Esta é a opinião de Edison Maltoni, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Jundiaí e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio). A parceria com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), a Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, o Procon local e os supermercadistas da cidade retirou em um ano quase mil toneladas de plástico – ou 264 milhões de sacolas plásticas dos aterros sanitários.
Maltoni ressalta que a divulgação da campanha foi feita em jornais e rádios locais, websites e também houve esclarecimentos à população e a todos os comerciantes de Jundiaí sobre a substituição das sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis. A população animou-se com a campanha: como foram três meses de preparação, os consumidores tomaram consciência de que iria ocorrer, na verdade, uma mudança de hábito.
“O Sincomércio e a CDL Jundiaí estarão sempre atendendo às necessidades do comércio para o bem estar dos consumidores. Assim, caminhamos juntos para tirar o planeta do sufoco”, afirmou o presidente.
Reuniões
As reuniões e os encontros do grupo formado para desenvolver o projeto de Jundiaí foram realizados, desde o início, na sede do Sincomércio Jundiaí e CDL/Jundiaí. A “guerra” contra a sacola plástica começou a ser intensificada em 2010 com o projeto “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, apresentado na abertura da Eco Jundiaí daquele ano. Em agosto do ano passado, a retirada das sacolinhas teve início com a participação de aproximadamente 70 estabelecimentos comerciais. Hoje, a adesão dos supermercados da cidade chega a 99%.
Edison Maltoni, empresário do ramo de informática de Jundiaí, assumiu a presidência do Sincomércio há um ano e, na CDL, ocupa o mesmo cargo desde 1º de janeiro deste ano.
Veja mais:
Parabéns, Jundiaí!
