Em setembro, houve deflação de 1,1% nos preços apresentados nos sites de e-commerce – mesmo desempenho registrado no mês de agosto. O indicador, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos oferecidos online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela internet.
As categorias que registraram deflação no mês foram Cine e foto (3,4%), Telefonia e celulares (2,3%), Eletroeletrônicos (1,9%), Informática (1,7%) e Brinquedos (0,9%). Outras seis categorias apresentaram inflação: Linha Branca (0,5%), Medicamentos (0,7%), Livros (0,8%), Eletroportáteis (1%), Perfumes e cosméticos (1%), e CDs e DVDs (2,2%).
“Ao longo dos meses percebe-se que a grande possibilidade de pesquisas de valores gera uma acirrada concorrência na internet, o que causa constante deflação nos preços. Mas, nos próximos meses, aguardamos inflação em algumas categorias por conta da proximidade de datas sazonais como Dia das Crianças e Natal”, afirma Cláudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA.
O indicador é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.
