Todas as quintas-feiras, 22 lojas da bandeira Extra não distribuem sacolas descartáveis em suas unidades. O Projeto “Quinta-Feira Sem Sacola” busca conscientizar a população para o ‘descarte zero’ e incentivar o uso de sacolas reutilizáveis. A rede, desde 2008, oferece opões sustentáveis de transporte de mercadorias como forma de minimizar o uso de sacolas.
O projeto piloto teve início em julho e contou com dez lojas participantes, mas, com o sucesso e adesão dos clientes, mais 12 lojas aderiram ao projeto. “Nosso objetivo é fazer com que os próprios clientes comecem a refletir sobre sua rotina e possam escolher outras maneiras de transportar suas compras”, disse o vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlem. As drogarias localizadas nas lojas também estão participando da ação e, como opção, vendem as novas sacolas reutilizáveis feitas de garrafas PET, bem como sacolas compostáveis confeccionadas com amido de milho.
Os colaboradores do grupo participaram de palestras e foram capacitados para esclarecer dúvidas dos clientes sobre os impactos das sacolas no meio ambiente e a importância da adoção de hábitos de consumo mais consciente. A eliminação da distribuição gratuita de sacolas descartáveis por um dia na semana está alinhada ao foco do Grupo Pão de Açúcar na gestão e operação baseada no conceito dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.
Segundo Bethlem, a ação é um avanço e um desafio para rede. “Sabemos que é nosso papel promover o entendimento do assunto para que o consumidor, consciente da sua responsabilidade na adoção de práticas mais sustentáveis de consumo, possa aderir à causa e entender esse passo como mais um avanço na relação com o meio ambiente e com o futuro do planeta’’, destaca o executivo.
As unidades participantes da ação são Cocaia, Bosque Maia, Itatiba, Carapicuiba, Morumbi, Tietê, Aeroporto, Carapicuiba, Inocêncio, Helena Maria, Guarulhos Centro, Guarulhos Dutra, São Carlos, Osasco, Jaguaré, Guarulho T. Penteado, Guarulhos Cumbica, São Carlos 2, Osasco Primitiva, Carapicuíba Centro, Campo Belo e Planalto Paulista.
