A partir deste sábado (1º de outubro), o consumidor que encontrar produto com prazo de validade vencido nas prateleiras dos supermercados receberá gratuitamente o mesmo produto dentro do prazo. Caso a loja não possua, naquele momento, produto idêntico, o consumidor receberá um item similar de igual valor. A Campanha De Olho na Validade da APAS, que conta com o apoio da Fundação Procon-SP, quer estimular uma atenção maior, não só do fornecedor, mas também do consumidor para essas informações.
O presidente da APAS João Galassi e o diretor de Segurança Alimentar da APAS Marcio Milan participaram nesta quinta-feira (29 de setembro) de coletiva de imprensa, na sede do Procon-SP, juntamente com o diretor do Procon-SP Paulo Arthur Góes; o diretor de Fiscalização Renan Ferraciolli; a diretora de Programas Especiais do Procon Andréa Sanchez; e o chefe de gabinete do Procon Carlos Coscarelli.
“Esta campanha tem dois objetivos: conscientizar o consumidor para que se atente aos rótulos dos produtos e mostrar a preocupação dos supermercados em desenvolver ações que possam trazer mudanças no comportamento do consumidor”, disse o presidente Galassi, durante a coletiva. Os mais de 2.600 supermercados pertencentes à entidade, o que corresponde a 1.500 associados, poderão participar da campanha. O cartaz oficial indica as lojas participantes da ação.
Para o diretor de Segurança Alimentar da APAS, Marcio Milan, os produtos com o prazo de validade vencido estão com os dias contados. “A medida compensatória é de curto prazo, mas já estamos discutindo uma solução, a médio e longo prazos, para se eliminar a exposição de produtos com prazo de validade vencido. Já colhemos frutos e os supermercados que participaram do projeto piloto notaram melhorias”, completou.
A campanha, válida para os produtos que forem encontrados dentro da área de vendas – antes de passar pelo caixa –, prevê que se a loja não possuir o mesmo produto encontrado pelo cliente deverá entregar um similar e de igual valor. Caso o consumidor encontre mais de um item com o prazo de validade vencido receberá a mesma quantidade de produtos.
O diretor do Procon-SP Paulo Arthur Góes afirmou que a nova medida garante o exercício da cidadania, uma vez que o consumidor se tornará “fiscal” da loja em que faz compras. “Certamente haverá situações mais raras de exposição de produtos vencidos com a medida compensatória. Vamos continuar a exercer nossa função de orientar e educar os consumidores, e não só de fiscalizar as lojas.”
Sobre a Câmara Técnica
A campanha foi uma iniciativa lançada a partir das discussões promovidas pela Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, que tem por finalidade promover o equilíbrio e a harmonia das relações de consumo, incentivando os fornecedores a criarem meios eficientes de controle de qualidade e segurança dos produtos e serviços, além de construírem mecanismos alternativos para a solução de conflitos no mercado.
Legenda da foto acima: Presidente da APAS João Galassi (ao centro), o diretor do Procon-SP Paulo Arthur Góes e o diretor de Segurança Alimentar da APAS Marcio Milan
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.

