Grupo Pão de Açúcar e a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) firmaram parceria para a implantação de pontos permanentes e ações itinerantes de logística reversa de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Trata-se da primeira ação desse tipo envolvendo uma grande rede de varejo do país, depois da vigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina a estruturação de sistemas de logística reversa para diversos produtos. A iniciativa entrará em operação em outubro, com a instalação de quatro postos fixos nas lojas Extra Anhanguera, Itaim, Morumbi e Anchieta, em São Paulo.
A ação iniciada agora também contemplará a instalação, até 2014, de pontos de coleta de e-lixo nas unidades localizadas nas cidades-sede da Copa do Mundo, período que deverá registrar aumento da demanda por substituição de aparelhos de TV, DVDs, rádios e outros equipamentos eletrônicos. A estimativa é disponibilizar mais de 20 pontos fixos e realizar mensalmente diversas ações itinerantes em todo o país até o ano do evento esportivo.
Inicialmente, além dos quatro pontos implantados, o cronograma estabelecido para o mês de outubro compreenderá a implantação de outros pontos permanentes fora da capital e a realização de ações itinerantes nas cidades do Estado. Posteriormente, serão estabelecidos outros cronogramas para a instalação de novos pontos fixos e móveis em outras regiões da cidade e do País.
Para o Grupo Pão de Açúcar, a novidade faz parte do compromisso de ampliar o engajamento dos clientes para o consumo consciente. “Milhões de pessoas passam todos os anos pelas nossas lojas e buscam alternativas para viabilizarem suas práticas de consumo consciente. Colocamos nossas unidades a esse serviço com várias iniciativas”, afirma a gerente se sustentabilidade do grupo, Ligia Korkes.
