A Associação Paulista de Supermercados (APAS) acredita que a decisão do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil na próxima reunião, a ser realizada nos próximos dias 18 e 19 de outubro, será de redução da taxa Selic para 11,5% ao ano, uma queda de 0,5 ponto percentual. “O processo de redução deve ter continuidade e esta é uma oportunidade para que isso aconteça no Brasil”, afirma o diretor de Economia da entidade, Martinho Paiva Moreira.
Conforme Moreira, diversos indicadores econômicos de setores econômicos apontam desaquecimento nos últimos meses, e, aliado aos riscos de um aprofundamento e prolongamento da crise econômica e financeira mundial, este é um momento oportuno para que a redução na taxa de juros possa auxiliar o Brasil a manter a atividade econômica, através do incentivo ao mercado interno.
Segundo a APAS, a decisão de corte para esta reunião pouco afetará a meta de inflação para 2011. O impacto das taxas de juros na economia tem defasagem no tempo e, portanto, a redução trará mais impactos para os primeiros meses de 2012 do que impactos no nível de inflação de 2011.
“Decidir por reduzir a taxa de juros sinaliza um cenário econômico mais favorável, não só de expectativas, mas de impulso à atividade econômica. Vale ressaltar que é uma oportunidade para deixar as taxas de juros no Brasil a níveis mais condizentes com a de uma economia emergente”, completa o diretor Martinho Paiva Moreira.
