A Região Metropolitana de Campinas (RMC) participa oficialmente da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) reuniu nesta terça-feira (25 de outubro) na sede da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) autoridades locais, supermercadistas e representantes do Fórum Permanente dos Empreendedores da RMC para o evento de lançamento da Campanha. O presidente da APAS João Galassi apresentou a pesquisa encomendada ao IBOPE Inteligência, realizada em Jundiaí, comprovando o ótimo resultado do projeto piloto implantado na cidade há mais de um ano.
Estiveram presentes a presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) Adriana Flosi; o representante do Fórum Permanente dos Empreendedores da RMC Homero Adabo; o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas Rui Rabelo e a presidente do Sindivarejista Sanae Murayama Santo, que integraram a mesa. A Diretoria da APAS Regional Campinas também marcou presença, representada por Alexandre Ferrato dos Santos e Reinaldo Brait, bem como Ronaldo dos Santos (vice-presidente e diretor de Produtos), Gilberto Antoniolli (Diretoria de Administração, Finanças, Ações Sociais e Patrimônio) e supermercadistas associados que possuem lojas na região, do Pão de Açúcar, Covabra, Enxuto, Brait, Delta Max, Pague Menos e Guará. O deputado federal Jonas Donizette esteve representado pelo assessor Michel Ferreira.
“A Campanha avança por todo o Estado. Todas as Regionais e Distritais estão empenhadas. A Região Metropolitana de Campinas é mais uma aliada para a substituição das sacolas descartáveis”, disse o presidente João Galassi, durante o evento.
Segundo a ACIC, somente em Campinas 65,8 milhões de sacolas são utilizadas mensalmente nos supermercados. O valor equivale a 237,8 toneladas de plástico. A ACIC e o Fórum apoiam a APAS na iniciativa e ajudará na divulgação das ações. As entidades participantes do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor são: Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campinas (AEAC), Associação das Empresas do Distrito Industrial de Campinas (AEDIC), Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Campinas (Aescon), Câmara Americana de Campinas (AMCHAM), Associação Paulista de Supermercados (APAS), Campinas e Região Convention & Visitors Bureal, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Grupo de Estudos e Negócios dos Setores Empresariais (Gênese), Associação Regional da Habitação (Habicamp), Instituto dos Executivos de Finanças (Ibef), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi), Sidicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescom), Sindicato das Indústrias Gráficas de Campinas (SIGC), Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindaspcg), Sindicato dos Contabilistas de Campinas (Sindcon), Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário (Sindeprestem), Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Campinas e Região (Sindicamp), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campinas e Região, Sindicato dos Lojistas de Campinas (Sindilojas), Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região (Sindivarejista) e Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Campinas (Sipac).
Após o evento, foi realizada uma coletiva de imprensa com a participação de João Galassi, Adriana Flosi, Homero Adabo e o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas, Rui Rabelo.
Pesquisa de Jundiaí
O objetivo da APAS em realizar uma pesquisa na cidade de Jundiaí após um ano de implantação da Campanha foi de conhecer a opinião da população sobre a prática de substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis, além de medir o conhecimento sobre a iniciativa e verificar a adaptação ao novo hábito.
“Os resultados comprovaram o sucesso da iniciativa da APAS e fortaleceram ainda mais a campanha estadual”, afirmou o presidente João Galassi. Pela pesquisa, 77% das pessoas apoiam a utilização das sacolas descartáveis e 73% não gostariam que os supermercados voltassem a distribuí-las. A expansão da Campanha para o Estado de São Paulo é vista com bons olhos por 83% dos entrevistados.
A prática sustentável elevou o sentimento de cidadania para mais de 68% dos consumidores, 86% consideram um bem para a sociedade a não utilização das sacolas descartáveis e 52% perceberam a cidade mais limpa.
Acesse aqui a íntegra da Pesquisa do Ibope realizada em Jundiaí.
Legenda da foto acima: Gilberto Antoniolli ( diretor de Administração, Finanças, Ações Sociais e Patrimônio da APAS), Homero Adabo (Fórum Permanente dos Empreendedores da RMC), Sanae Murayama Santo (presidente do Sindivarejista), João Galassi (presidente da APAS), Adriana Flosi (presidente da ACIC), Alexandre Ferrato dos Santos (diretor APAS Regional Campinas) e Ronaldo dos Santos (diretor de Produtos da APAS)
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.


