A APAS lançou oficialmente a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco na Regional São José do Rio Preto nesta quinta-feira (27 de outubro). Até o momento, 33 cidades da região já confirmaram a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados. O diretor de Sustentabilidade da APAS João Sanzovo e o diretor Regional Renato Gaspar Martins receberam prefeitos, secretarias municipais e representantes de entidades representativas de municípios da região para o evento de lançamento, no Centro de Convenções Anatol Konarski, em Rio Preto.
Com a implantação da Campanha na região, 98 milhões de sacolas descartáveis deixarão de ser distribuídas por mês. Por ano, essa quantidade chega a 1,1 bilhão de unidades, o equivalente a 4,9 mil toneladas. Somente em São José do Rio Preto, são 291 mil sacolinhas por ano, pesando 1,2 mil toneladas. “A região apoia a APAS e está de parabéns pela consciência ecológica. O setor é pioneiro na iniciativa e serve de exemplo para todo o Brasil. O ‘descarte zero’ é uma necessidade ambiental, o início de mudanças de comportamento na sociedade para o bem da natureza”, disse o diretor de Sustentabilidade da APAS, João Sanzovo.
Em São José do Rio Preto, a Campanha da APAS tem o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, do Procon e de diversas outras entidades. Durante o evento, os convidados assistiram a uma reportagem da TV TEM, afiliada à Rede Globo, que mostra o prejuízo ambiental da cultura do descarte irracional de sacolas. Veja o vídeo no Blog Vamos Tirar o Planeta do Sufoco.
Também foram apresentados os resultados da pesquisa APAS/IBOPE Inteligência em Jundiaí, cidade que há um ano deixou de distribuir sacolas descartáveis, bem como as experiências bem sucedidas de outras cidades na iniciativa, como Monte Mor e Americana, no interior de São Paulo, e Belo Horizonte, a primeira capital brasileira a adotar a medida sustentável.
Estiveram presentes no lançamento da Campanha o prefeito de São José do Rio Preto Valdomiro Lopes; o vice-prefeito de Bady Bassit Luiz Tobardini; os secretários de Meio Ambiente Rubens Antônio da Silva (Rio Preto), Donizete Russafa (Cosmorama) e José Pedro Inocêncio de Melo (Tabapuã); a secretária de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Eni Fernandes (Rio Preto); os vereadores de Rio Preto Jorge Abdanur Estephan, Márcio Sansão e Marco Antônio Rillo; o vereador de José Bonifácio Marcelo José do Carmo e o presidente da Câmara de José Bonifácio Felipe Carusi Filho. Também marcaram presença o diretor do Procon Rio Preto Sérgio Parada; o presidente da Emurb Liszt Abdala Martingo; o diretor do Sindicato dos Empregados do Comércio Silvio Antônio Nascimento; o vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Rio Preto, Flávio Bianchini, e representantes do SAEU Ambiental, Sincomerciários, Sesc, Associação Comercial de Tabapuã e Rotary Club. O secretário Estadual do Meio Ambiente Bruno Covas foi representado no evento pelo assessor Mário Welber.
Legenda da foto acima: Eládio Arroyo Martins, presidente do Sincomércio de São José do Rio Preto; Rubens Antônio da Silva, secretário do Meio Ambiente de São José do Rio Preto; o vereador Márcio Sansão; Renato Martins, diretor da APAS Regional São José do Rio Preto; Valdomiro Lopes, prefeito de São José do Rio Preto; João Sanzovo, diretor de Sustentabilidade da APAS; Sérgio Parada, diretor do Procon São José do Rio Preto e Liszt Abdala Martingo, presidente Emurb e vice-presidente da Associação Comercial de São José do Rio Preto (Acirp)

O diretor João Sanzovo; o prefeito de São José do Rio Preto Valdomiro Lopes; sua esposa Eliana Lopes da Silva; e o diretor Regional Renato Martins
