Os clientes dos Supermercados Shibata, no Vale do Paraiba, têm um motivo a mais para adotar a sustentabilidade no momento de suas compras. Ao optar pela não utilização das sacolas descartáveis, e preencher cupom promocional com uma frase sobre o impacto das sacolinhas no meio ambiente, eles concorrem a vale-compras no valor de R$ 300,00. Além disso, a rede iniciou uma campanha para alertar sobre os prejuízos do descarte irracional de sacolas na natureza e conscientizar os consumidores para a importância da prática sustentável.
“Nossa campanha foi organizada tendo como exemplo a do Supermercado Siqueira, em Sorocaba. Queremos preparar nossos clientes para a ação sustentável. Começamos no dia 15 de outubro com cinco lojas participantes, e hoje toda a rede aderiu”, disse o diretor dos Supermercados Shibata, Fernando Shibata, também diretor da APAS Regional Vale do Paraíba.
Pela promoção, quinzenalmente um consumidor é premiado. O autor da melhor frase recebe um vale-compras de R$ 300,00 que pode ser utilizado em qualquer uma das 11 lojas da rede, localizadas nas cidades de Caraguatatuba, Itaquaquecetuba, Jacareí, Taubaté, Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo.
De acordo com o diretor Fernando Shibata, a ação busca estimular o cliente a assumir um papel responsável no ambiente em que vive. Os slogans “Atitude Inteligente é proteger o meio ambiente” e “Você pode agir no presente e fazer o futuro”, utilizados na comunicação da campanha cultural, convidam os consumidores a participar da ação. “Nossa campanha interna quer ajudar os clientes a se adaptarem à nova prática”, contou Shibata.
Uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em Jundiaí, cidade que há um ano não utiliza sacolas descartáveis, comprovou que, quando bem informada e com tempo de se adaptar à iniciativa, a população recebe bem a novidade. A adaptação foi analisada como muito fácil para mais da metade dos entrevistados, e 77% apoiaram a iniciativa. Veja aqui a íntegra da pesquisa.
Até o dia 31 de dezembro, a rede Shibata premiará cinco clientes que adotaram a sustentabilidade, e, a partir de 25 de janeiro de 2012, acompanhando todo o setor supermercadista paulista, deixará de distribuir sacolas descartáveis. Em seu lugar, incentivará o uso de reutilizáveis e outros meios sustentáveis para o transporte de mercadorias.
Veja Mais:
Regional Vale do Paraíba discute Campanha das sacolas
Siqueira conscientiza clientes para o ‘descarte zero’
O gerente Sérgio Batistella e o vencedor do concurso cultural