O Estado de São Paulo liderou o número de arrecadações no Dia Nacional da Coleta de Alimentos com mais de 48 toneladas de doações. Neste ano, a campanha, realizada no último sábado (5 de novembro), bateu recorde, com um total de 115 toneladas de mantimentos em 37 cidades do país. Cerca de 60 supermercados na Grande São Paulo e mais de 200 em todo o Brasil contribuíram com a causa. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) apoiou mais uma vez a iniciativa.
Os voluntários responsáveis convidaram redes supermercadistas a aderir à campanha e, no Dia da Coleta, os consumidores puderam efetuar compras de alimentos e oferecê-los a quem precisa. Promovida anualmente pela ONG Companhia das Obras do Brasil (CdO), a iniciativa já arrecadou desde 2006 mais de 330 toneladas de alimentos, com a participação de 18 mil voluntários.
Minas Gerais contribuiu com 14,5 toneladas de alimentos. Também participaram da ação os Estados da Bahia (14 toneladas), Rio de Janeiro (nove toneladas), Amazonas (seis toneladas), entre outras localidades. Os números positivos são resultado do trabalho perseverante de voluntários de todo o Brasil que se dividiram nos supermercados participantes ao longo de 11 horas, no dia da coleta.
Os alimentos doados já foram entregues aos Bancos de Alimentos parceiros nas cidades participantes e, nos próximos dias, devem ser distribuídos entre as entidades beneficiadas. Mais informações no site da campanha, no endereço www.cdo.org.br/coletadealimentos.
