O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, falou sobre a iniciativa do setor supermercadista em substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis a partir de janeiro de 2012, durante o II Fórum Global de Sustentabilidade. O evento marcou a abertura da 2ª edição do Festival de SWU (Start With You), neste último sábado (12 de novembro), em Paulínia, no interior de São Paulo.
“Vamos retirar a cobrança do ICMS das sacolas reutilizáveis para incentivar a medida sustentável”, disse Alckmin durante o Fórum. A APAS assinou em maio do último ano um termo de cooperação com o governo estadual para a substituição das sacolas descartáveis no setor.
“A partir do dia 25 de janeiro de 2012 os supermercados de todas as nossas 645 cidades deixarão de utilizar a sacola descartável”, enfatizou. Sete cidades do Estado já não distribuem sacolas descartáveis em suas lojas, e outras 83 se preparam para a implantação da iniciativa. “Diria que Paulínia é hoje a capital mundial da sustentabilidade. Não há nada mais importante que unir cultura, entretenimento em um ambiente sustentável. São ações que resultam em mais qualidade de vida e justiça social”, disse o governador sobre o festival na cidade.
