O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e o secretário especial de Relações Governamentais Antonio Carlos Rizeque Malufe aprovam a iniciativa do setor supermercadista de substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados paulistas. O presidente da APAS João Galassi e o diretor de Sustentabilidade João Sanzovo apresentaram nesta quarta-feira (16 de novembro) a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco à Prefeitura, responsável pela administração da sexta maior cidade do planeta.
“São Paulo descarta mensalmente 664 milhões de sacolas. Isso representa oito bilhões de sacolas descartáveis por ano, mais de 30 mil toneladas. A capital paulista será exemplo de adoção do ‘descarte zero’”, disse o presidente João Galassi, durante o encontro.
Os mais de 11 milhões de habitantes de São Paulo vivenciam a substituição das sacolas. Algumas redes supermercadistas iniciaram campanhas internas de conscientização, preparando os clientes para a mudança de hábito. Pastorinho, Joanin, Bergamini, Pão de Açúcar, Dia%, Sonda, Barbosa, Negreiros, Chibana, D’Avó, X, Coop, Chama, entre outros supermercados, já aderiram oficialmente à Campanha e em janeiro de 2012 adotarão a prática sustentável.
Parceria é antiga
Em agosto de 2007, o prefeito Gilberto Kassab convidou a APAS para participar do evento “Eu não sou de plástico”, com o objetivo de educar a população para inibir o descarte irracional de materiais. Na época, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente organizou um desfile de bolsas e sacolas de materiais diversos, desenvolvidas por estilistas famosos. Nesse primeiro movimento da campanha, 110 estilistas de diversas partes do país criaram peças exclusivas, o que resultou numa exposição no Porão das Artes da Bienal, no Parque Ibirapuera. A Secretaria criou modelos institucionais em algodão cru, confeccionados por ONGs como Aldeia do Futuro e Arrastão.
A APAS incentiva a utilização das sacolas reutilizáveis para o transporte de mercadorias nos supermercados. A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, além de mostrar o impacto das sacolas na natureza, quer deixar a mensagem da importante participação dos cidadãos na preservação do meio ambiente, substituindo as sacolas descartáveis e trazendo de casa sua sacola reutilizável.
Legenda da foto acima: Diretor de Sustentabilidade da APAS João Sanzovo, prefeito Gilberto Kassab e presidente da APAS João Galassi falam sobre a adoção do ‘descarte zero’ na capital paulista
