Mais de 45 toneladas de sacolas descartáveis são distribuídas por mês na cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Para transportar suas mercadorias, os 207 mil habitantes do município utilizam 12 milhões de sacolas por mês, acumulando 148 milhões no período de um ano. Pensando na mudança de atitude sustentável, o setor supermercadista da cidade reuniu-se nesta última semana com autoridades e representantes da imprensa local na Associação Comercial e Industrial de Presidente Prudente (ACIPP) para a adoção do ‘descarte zero’.
A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco propõe a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis. O diretor da APAS Regional Presidente Prudente Pedro Henrique Nicoluci, explicou no encontro a importância da ação. “Vamos conscientizar a população sobre o impacto do descarte irracional das sacolas no meio ambiente”, disse.
O promotor do Meio Ambiente da cidade, Marcos Akira Mizusaki, elogiou a ação. “A Campanha é de extrema importância, pois trabalha em conjunto com a opinião pública. Somente a mudança de hábito e a conscientização poderão de fato trazer benefícios duradouros à sociedade”, ressaltou. O promotor explicou que as sacolas, quando mal descartadas, deixam um rastro de estragos ambientais, poluindo rios e córregos e causando a morte de animais por asfixia.
O professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Antonio Cézar Leal, especialista na área de resíduos sólidos, compartilhou da mesma opinião do promotor e ressaltou que é fundamental a mudança de cultura para o consumo consciente. “A Campanha valoriza a garantia dos recursos naturais para as gerações atuais e futuras”, afirmou.
Também estiveram presentes no encontro o vice-diretor regional Antônio Nagai e os supermercadistas Edmilson Gandra, do Supermercado Luzitana, e Marcelo Luís Nicoluci, do Supermercado Estrela.

O diretor da Solam Soluções Ambientais Thiago Pietrobon falou sobre a mobilização de todo o Estado para a substituição das sacolas descartáveis
