O pano de fundo do forte crescimento do consumo de alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza no interior paulista é a riqueza proporcionada pela indústria sucroalcooleira. Pesquisa da Kantar Worldpanel mostra que as maiores taxas de aumento do consumo no primeiro semestre ocorreram exatamente nas regiões ligadas à produção de cana-de-açúcar.
Nas contas da RC Consultores, a renda da cana-de-açúcar deve somar neste ano R$ 34,9 bilhões. E a maior parte dessa cifra fica no Estado de São Paulo, o principal polo de produção de açúcar e álcool do País. “A receita do produtor de cana-de-açúcar acaba sendo o principal indutor do crescimento para outros segmentos da região, como os prestadores de serviços, a construção civil e o comércio varejista”, afirma o sócio-diretor da consultoria Fabio Silveira, responsável pelas projeções.
“A cana-de-açúcar está mais estabilizada neste ano, e isso gera emprego, renda e consumo”, diz Erlon Godoy Ortega, diretor da APAS Regional Bauru, que engloba 20 municípios. Ele observa que as grandes redes varejistas como Walmart, Carrefour e Pão de Açúcar, por exemplo, estão no interior do Estado com lojas de “atacarejo”, mistura de atacado com varejo, para disputar com as empresas regionais esse filão de mercado. “Hoje o mercado de consumo do interior não deve nada ao da capital”, diz Ortega.
Jeitão caipira
“Metade da população do interior paulista é da classe média”, afirma João Sanzovo, diretor de Sustentabilidade da APAS e diretor da rede Jaú Serve, com 28 lojas no interior. Ele diz que tem notado, há algum tempo, a ascensão das classes D e E para a classe C, mas só neste ano esse movimento teve impacto no consumo local. No primeiro semestre do ano passado, os dados da Kantar Worldpanel mostram que as vendas do interior tinham crescido apenas 3,6% sobre as de 2009.
“O consumidor do interior começou a gastar mais só agora por causa do jeitão caipira de viver”, brinca Sanzovo. Ele explica que a população do interior é mais cautelosa e prefere primeiro consolidar os ganhos antes de ir às compras. No primeiro semestre, a sua rede, por exemplo, ampliou entre 15% e 18% as vendas sobre o mesmo período de 2010.
Na rede Savegnago, uma das maiores do interior, com 22 lojas, que acaba de comprar cinco pontos de venda do Carrefour, o crescimento foi de 15,23% no primeiro semestre, sobre o mesmo período de 2010. “O desempenho superou nossas expectativas”, diz o diretor superintendente, Sebastião Edson Savegnago, o Chalim.
Entre os produtos que puxaram o crescimento estão itens não básicos, como perfumaria e bebidas quentes. “As vendas de xampus aumentaram 35% e o crescimento de bronzeadores foi expressivo”, afirma Chalim. Segundo ele, o consumo está sendo impulsionado pela classe C e pela geração de renda da cana-de-açúcar. A empresa, com sede em Sertãozinho (SP), tem a maioria das lojas no coração do setor sucroalcooleiro do Estado.
Fonte: O Estado de S. Paulo
