Dando continuidade ao plano de conversão das lojas Extra Fácil para Minimercado Extra, mais oito unidades em São Paulo passarão a assinar com o novo nome nesta terça-feira (6 de dezembro). Para a implantação das mudanças em todas as lojas Extra Fácil de São Paulo e inauguração das lojas previstas para este ano serão investidos R$ 36 milhões, que incluem modernização e adequação do formato e da marca, desde a comunicação até o padrão de operação, layout e sortimento de produtos.
O projeto de conversão do formato Extra Fácil para Minimercado Extra começou no dia 11 de novembro de 2011, com uma nova loja inaugurada na Avenida Lins de Vasconcelos, em São Paulo, já com o novo modelo e marca. Nesta mesma data, outras cinco lojas que receberam a proposta piloto no começo de 2011 passaram a operar com a nova marca. Além das lojas convertidas nesta terça-feira, o Minimercado Extra ganhará mais dez unidades até o final do ano, sendo seis delas originárias de Extra Fácil e quatro novas lojas. A finalização da conversão das 66 lojas Extra Fácil está prevista para o 1º semestre de 2012.
Os ajustes no modelo e a escolha do novo nome envolveu cerca de 18 meses de estudo e seis pesquisas, entre levantamentos com o consumidor e com especialistas, além da realização de um projeto-piloto com quatro unidades na capital paulista e uma em Santo André, no ABC Paulista. Nesse período, o modelo foi passando por ajustes testados com o consumidor. Entre as questões que envolviam a análise, estava a expectativa do consumidor em relação a um mercado de bairro e como a marca poderia atendê-lo no momento da compra.
“Fizemos uma avaliação sobre o que o consumidor precisa e a partir daí, reestruturamos o formato, agregando valor, principalmente, às seções de perecíveis. Todo esse processo visa trazer a melhor opção de compra para o dia a dia aos consumidores, que cada vez tem menos tempo. Tudo isso com mais conforto, qualidade, atendimento próximo e eficiente, e toda a confiança que a marca Extra já traz às famílias brasileiras”, diz o diretor de Operações do Minimercado Extra João Simões.
Nova tendência
Os estudos realizados confirmaram a tendência de um consumidor cada vez mais multicanal e que necessita de modelos que os atendam em diferentes momentos de compra. “O mesmo consumidor que faz uma compra abastecedora pode necessitar de uma compra de reposição, ou de um item específico para uma refeição, como é o caso do pão quentinho para o café da manhã, ou da tarde. “Por meio dos seus diferentes formatos da marca Extra, buscamos atender a essas demandas e gerar uma relação de confiança e de valor para os nossos clientes, com fidelização à marca”, destaca o diretor de Marketing do Grupo Pão de Açúcar, Marcelo Bazzali.
Os bons resultados de venda demonstram a boa aceitação do consumidor. Nas cinco lojas pilotos, o crescimento em vendas foi de 40% em comparação ao antigo formato e a expectativa é que as lojas transformadas mantenham os índices de elevação do faturamento na mesma proporção.
