Responsável pelo abastecimento de 85% dos lares, o setor supermercadista desempenha um papel importante na sociedade brasileira. A Diretoria de Relações Institucionais da APAS cuida do relacionamento e da interlocução da entidade com os poderes públicos, firmando parcerias de sucesso em campanhas que visam a mudança de comportamento para uma relação harmoniosa entre população, setor e meio ambiente.
“A Diretoria preocupa-se em se aproximar com os poderes executivo e legislativo nos três níveis (federal, estadual e municipal), de forma a marcar a posição da entidade a respeito de temas do interesse do setor”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da APAS Carlos Ely.
As parcerias com o governo estadual paulista são exemplos de cooperação. A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, realizada pela Diretoria de Sustentabilidade da APAS, para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados, avança em todo o Estado. Jundiaí, cidade que implantou há um ano projeto-piloto da Campanha, será modelo para todo o Brasil em uma nova parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Ministério do Meio Ambiente. A Campanha do setor antecipa as discussões da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, em fase de regulamentação.
“Os supermercadistas são exemplos no comprometimento com a qualidade de seus trabalhos. Somos pioneiros na conscientização para a substituição das sacolas descartáveis e na medida compensatória aos consumidores que encontrarem produtos vencidos nas gôndolas. Campanhas de sucesso como essas são possíveis apenas com a parceria com órgãos de respeito e credibilidade”.
APAS, por meio da Diretoria de Apoio ao Associado em Segurança Alimentar, e Procon-SP implantaram a Campanha De Olho na Validade. Inovadora, a ação é uma medida compensatória aos consumidores que encontrarem nas gôndolas dos supermercados um item com prazo de validade vencido. A iniciativa busca, sobretudo, conscientizar setor e população para a importância de prestar atenção nas informações do produto.
A Lei Antiálcool estadual também tem o apoio da APAS. A entidade e a Secretaria Estadual de Saúde oficializarão, por meio de um Termo de Cooperação, regras de fiscalização da Lei Antiálcool. O documento trará diretrizes para que o setor se adapte às novas exigências.
A Asociação também firmou neste ano parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania. APAS e Ipem atuarão juntos em defesa do consumidor. Em breve, os associados já conhecerão a primeira ação desta nova parceria. Uma inédita cartilha, coordenada pela Diretoria de Assuntos Jurídicos e Financeiros da APAS e a equipe do Ipem, instruirá os supermercadistas sobre as normas do órgão, norteando assim as ações dos supermercados com o consumidor.
