A Estância Turística de Igaraçu do Tietê, na região de Bauru, oficializou sua participação na Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco nesta última sexta-feira (9 de dezembro). O evento, no auditório municipal Jandyra Ruiz Segura, contou com apresentação de uma peça de teatro sobre educação ambiental para mais de 300 crianças. Na cidade, setor supermercadista, Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e de Educação, e comércio são parceiros na iniciativa. Supermercadistas, alunos, autoridades e comerciantes de Igaraçu do Tietê e Barra Bonita participaram do evento.
A cidade descarta por ano mais de 61 mil toneladas de sacolas. Para o secretário municipal do Meio Ambiente Netto Dorico, o excesso do material nos aterros sanitários é um problema que precisa ser solucionado com urgência. “As sacolas impedem que a decomposição aconteça naturalmente. O volume acaba ficando muito maior do que se pode suportar”, destacou. “Por meio de ações lúdicas educacionais, incentivadoras e reflexivas, conseguiremos conscientizar as pessoas em relação aos danos que as sacolas descartáveis causam ao meio ambiente. As crianças multiplicarão as informações para os pais”, disse.
Várias entidades participaram do evento, entre elas: Apae, Casa da Criança, Projeto Vida, Casa de Cultura e Cidadania e Toque de Amor. Segundo Dorico, muitas delas já trabalham a reutilização de materiais descartáveis e podem auxiliar no trabalho de conscientização.
Por todo o estado de São Paulo, a APAS mobiliza suas Regionais, no interior e no litoral, e incentiva a realização de campanhas de conscientização dos consumidores.

Alunos, supermercadistas, comerciantes e autoridades compareceram ao evento de lançamento da Campanha
