Substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis é uma prática cada vez mais discutida em todo o Estado de São Paulo. Paulínia, na região de Campinas, interior de São Paulo, conheceu a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco nesta última semana, em reunião na Associação Comercial e Industrial de Paulínia (ACIP).
O presidente da ACIP Wilson Ferreira Machado e o diretor da APAS Regional Campinas Alexandre Ferrato dos Santos falaram sobre as ações do setor supermercadista para a substituição das sacolas descartáveis. Eles também apresentaram a Campanha de conscientização para o uso racional de materiais, a Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, que defende o ‘descarte zero’.
Dentro de um raio de 200 quilômetros a partir de Paulínia, situam-se cidades como: São Paulo, Santos, Campinas, Piracicaba, Americana, Limeira, Rio Claro e São Carlos. Ainda dentro desta área, há que se destacar o Aeroporto Internacional de Viracopos, que possui um dos mais importantes terminais aéreos de carga do país.
Somente na cidade de Paulínia, com mais de 82 mil habitantes, quase 5 milhões de sacolas são descartadas mensalmente. Anualmente, o descarte alcança 216 toneladas.
