O relacionamento dos supermercados com o consumidor envolvendo as questões de validade dos produtos começa a ganhar o Brasil. Depois que a Associação Paulista de Supermercados (APAS) formalizou com o Procon uma medida compensatória para o consumidor que encontrasse produtos vencidos na gôndola, outros estados seguiram o mesmo caminho.
A Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e o Procon de Santa Catarina assinaram Termo de Cooperação Técnica. Para o diretor executivo da Acats, Antonio Carlos Poletini, o acordo com entidades do Estado contribuem para atender melhor o consumidor. “Estamos divulgando esse acordo de cooperação para as empresas associadas fortalecerem essa ação e juntas buscarem adesão do setor. Esse processo de sensibilização se estenderá até o dia 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, e data definida para o início efetivo de vigência da campanha.
Na região Norte do País, a Associação Paraense de Supermercados (Aspas) assinou Termo de Compromisso com o Procon-Belém na solenidade de abertura SuperNorte 2011, realizada no dia 10 de outubro, em Belém. Desde 25 de novembro a campanha pode ser vista nas redes Yamada, Formosa, Nazaré, Cidade, Amazônia, Portugal, Estrela D’alva, Almirante, Casa Pauxis, Casa Silva, entre outras. As empresas associadas do interior da cidade também já aderiram à campanha, e como as grandes redes, contam com apoio de material visual para sensibilizar o consumidor.
A Ação em São Paulo
Em São Paulo, a Campanha de Olho na Validade foi idealizada pela Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, formada por representantes da APAS, do Procon-SP e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), com o objetivo de fortalecer a política de defesa do consumidor e incentivar os fornecedores a criarem meios eficientes de controle de qualidade e segurança dos produtos e serviços. Os primeiros resultados desta ação, que teve início em outubro, podem ser conferidos no estudo realizado pela APAS.
De acordo com pesquisa da Associação, 82% dos supermercados já aderiram à campanha e 93% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a ação. A pesquisa mostra ainda que 90% dos lojistas constataram redução no número de produtos com validade vencida nas gôndolas, e 75% deles não relataram o problema operacional nas lojas. Apenas 10% dos que não aderiram à campanha informaram que não tinham conhecimento desta ação, o que representa menos de 2% do total pesquisado.
Fonte: Portal Abras
