A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco foi tema de reportagem publicada nesta quarta-feira (28 de dezembro) no jornal Folha de S. Paulo. O repórter Toni Sciarretta entrevistou o diretor de Sustentabilidade da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Sanzovo, que falou sobre o projeto piloto de Jundiaí, iniciado em agosto do ano passado, além do novo negócio que surgiu com a produção das sacolas reutilizáveis.
A reportagem informa a data em que os supermercados do Estado de São Paulo deixarão de distribuir sacolas descartáveis: 25 de janeiro de 2012. Em seu lugar, os consumidores poderão utilizar alternativas sustentáveis, como sacolas reutilizáveis, caixas de papelão e carrinhos de feira.
Além disso, mostra que os associados da APAS, incluindo as três maiores redes de supermercados do País – Grupo Pão de Açúcar, Walmart Brasil e Carrefour –, o governo estadual e as prefeituras da capital e de centenas de cidades do interior paulista se uniram pelo bem da preservação do planeta.
O repórter destaca ainda os malefícios do descarte irracional de sacolas descartáveis, como o entupimento de bueiros, a poluição de mananciais e a morte de incontáveis peixes, e apresenta um tira-dúvidas, os tipos de sacolas e o tempo de decomposição de cada uma delas.
Acesse aqui a reportagem na íntegra.
