A educação ambiental é a questão mais importante do momento, diz Eduardo Jorge, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Ele apoia a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco para a substituição das sacolas descartáveis nos supermercados e dá o exemplo em casa: utiliza ecobags há mais de 30 anos.
“A sacola ainda é a mesma. Eu a utilizo em feiras e supermercados. A prática era comum há alguns anos, mas a aparente praticidade das sacolas descartáveis fez com que muitas pessoas esquecessem a prática”, afirma o secretário mostrando a sacola que adquiriu quando os supermercados ainda não distribuíam embalagens descartáveis para o transporte das compras.
“Temos que recuperar o hábito e repensar nossas ações. O descarte irracional de sacolas traz grandes impactos negativos na natureza”, alerta. A conscientização, para ele, é imprescindível, já que as práticas estão enraizadas na cultura. “Somente com muita informação as ações serão efetivas”, aconselha.
Para o secretário, dialogando e explicando como cada um pode contribuir com a preservação do meio ambiente a população despertará para uma cultura sustentável. “A sociedade tem uma tendência para o bem, e certamente quer um futuro melhor para as futuras gerações. Uma pequena atitude como essa gera um grande resultado. Não é fácil, mas é possível, e é isso que temos que reafirmar para todos nós, consumidores”, disse.
Mudança de Comportamento
Lembrar-se de levar as sacolas reutilizáveis para os supermercados é questão de adaptação para o secretário Eduardo Jorge. “O ser humano tem esse poder. Repensando as atitudes e avaliando os impactos positivos que pequenas ações terão no futuro todos reconhecerão a importância da Campanha”, diz.
A ideia não é nova. Vários países já adotaram a prática nas lojas e incentivam a utilização de embalagens sustentáveis. Em São Paulo, ainda em 2007, o prefeito Gilberto Kassab e o secretário Eduardo Jorge convidaram a APAS para participar do evento “Eu não sou de plástico”, com o objetivo de educar a população para inibir o descarte irracional de materiais. Na época, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente organizou um desfile de bolsas e sacolas de materiais diversos, desenvolvidas por estilistas famosos. “Muitas pessoas já utilizam as ecobags, basta prestar atenção nos supermercados”, comemora.
Participe da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. A partir de 25 de janeiro utilize apenas medidas sustentáveis de transporte de mercadorias!

O secretário acredita que a educação ambiental é a questão mais importante atualmente
