O Índice de Preços dos Supermercados (IPS/APAS), calculado pela APAS/FIPE apresentou elevação de 1,34% em dezembro. Houve aceleração com relação a novembro, quando o índice variou 0,36%. Segundo o departamento de Economia da Associação Paulista de Supermercados (APAS), o aumento já era esperado devido à tradicional alta de demanda que ocorre no fim de ano nos supermercados. Em 12 meses a variação dos preços dos supermercados atingiu 5,02%.
Quando comparado com 2010 o fechamento do IPS em 2011 é mais favorável. O IPS acumulado em 2010 foi de 8,77%. Neste ano as categorias que mais influenciaram a elevação dos preços nos supermercados foram as bebidas alcoólicas (11,81%), as bebidas não-alcoólicas (9,45%) e os produtos industrializados (6,39%). Em dezembro a categoria carnes, leite e cereais apresentou a maior elevação: 2,43%.
“A carne bovina vem apresentando alta devido ao aumento da demanda por carne típica do fim de ano, além do aumento do consumo das classes C, D e E. No entanto, vale ressaltar que as elevações são muito inferiores àquelas verificadas em 2010”, explica o diretor de Economia da APAS Martinho Paiva Moreira.
“Em dezembro, a expectativa da APAS para a inflação para 2011 era de 5%, o que de fato ocorreu. A evolução dos preços ao longo de 2011 nos supermercados apresentou desaceleração quando comparado a 2010. Para 2012 a tendência é de nova desaceleração, principalmente no que diz respeito às bebidas. Já os itens de alimentos também devem apresentar desaceleração, porém em menor magnitude”, conclui o diretor.
