A fiscalização da circulação de caminhões na Marginal Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes e outras vias de grande movimento em São Paulo foi adiada para o 1º de março, informou a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo (SMT). O novo prazo atende a um pedido do setor de transportes de cargas para se adaptar à Portaria 137/11 e não comprometer o abastecimento de mercadorias.
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) reuniu-se no último mês com a pasta para discutir os impactos da medida no abastecimento das redes supermercadistas. Estiveram presentes o presidente da APAS João Galassi e os vice-presidentes e diretores da APAS Márcio Milan (Segurança Alimentar) e Armando Almeida (Administração, Finanças, Ações Sociais e Patrimônio), além de representantes das redes Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart.
Na oportunidade, ficou acordada a formação de um grupo com integrantes da APAS e da Prefeitura para avaliar as medidas. No ultimo dia 19 de dezembro, o grupo levou à secretaria o pedido do setor. Novos encontros devem acontecer nas próximas semanas para discutir a legislação.
Portaria
A implantação da restrição faz parte de um conjunto de medidas municipais para reduzir as ocorrências envolvendo caminhões. O objetivo é evitar interferências no sistema viário principal nos horários mais críticos. Sua fiscalização deverá ser feita por meio de agentes de trânsito e radares fixos nas vias.
Serão considerados irregulares e passíveis de autuação por transitar em locais e horários não permitidos os veículos que não estiverem devidamente cadastrados. A multa é de R$ 85,13, infração média, com acréscimo de quatro pontos na carteira nacional de habilitação.
Leia aqui a íntegra da Portaria que regulamenta a restrição.
Veja Mais:
APAS e Prefeitura de SP discutem restrição de caminhões
