A população de Mogi das Cruzes não descartará mais as sacolas utilizadas nos supermercados para as compras. A cidade participa da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco e, a partir de 25 de janeiro, adotará a medida sustentável de utilização de sacolas reutilizáveis. Nesta última quarta-feira (10 de janeiro) supermercadistas e representantes da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) reuniram-se no Sindicato do Comércio Varejista de Mogi (Sincomércio) para discutir a ação.
“A campanha superou as expectativas. Quem ganha com a ação é o meio ambiente”, disse o diretor da APAS Regional Vale do Paraíba Fernando Shibata. Nos próximos dias, os supermercados da cidade irão promover ações de conscientização para que os clientes compreendam a importância do fim do descarte das sacolas. Os colaborados das lojas também receberão capacitação para orientar os consumidores.
A campanha em Mogi será utilizada como piloto para todo o Alto Tietê. A presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Tânia Fukusen, destacou que a iniciativa adotada pelos supermercadistas poderá refletir, inclusive, em outros segmentos do comércio. “O fator multiplicador em breve será notado, porque os consumidores ficarão mais conscientes”, disse.
O gestor ambiental Jonas Alécio, da Solam Soluções Ambientais, empresa gestora da campanha em todo o Estado de São Paulo, informou que, em média, cada mogiano consome 66 sacolas por mês, sendo que 55 são distribuídas pelos supermercados. Toda a cidade gera 85 toneladas mensais desse tipo de material.
“Ofereceremos caixas de papelão e disponibilizaremos sacolas reutilizáveis a preço de custo. Nossos colaboradores já foram capacitados e estão orientando os consumidores”, disse a gerente do Extra Mogi, Maria Aparecida Oliveira. O gerente geral do D´Avó Supermercado, Farid José, contou que também incentivará a medida em suas lojas.

Legenda: O diretor Regional Fernando Shibata ressaltou a importância da medida para a cidade
