A Prefeitura da cidade de São Paulo é parceira da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco e apoia a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados de todo o Estado. O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente Eduardo Jorge fala sobre as ações municipais para mudanças sustentáveis de comportamento.
“A Campanha está alinhada aos objetivos da Prefeitura em educar ecologicamente a população. O uso racional de embalagens despertará nas pessoas uma maior consciência ecológica”, disse Eduardo Jorge. “É só o início de um movimento em prol do meio ambiente”, ressaltou.
Projetos municipais
Na capital, a Secretaria do Verde está implantando o Programa 100 Parques para São Paulo, que prevê que a cidade chegará a 100 parques municipais até o ano de 2012. “Em 2005 a cidade contava com 34 parques municipais. Hoje este número foi ampliado para 81. Há outros 50 em diferentes fases de implantação, dos quais 19 serão concluídos até o final do próximo ano”, conta o secretário.
Além da criação de mais áreas verdes, a pasta desenvolveu duas usinas de biogás instaladas nos aterros São João e Bandeirantes. Estas usinas são responsáveis por gerar energia, por meio da capacitação do gás metano, para uma população equivalente a 600 mil famílias. Além disso, as usinas geram os chamados créditos de carbono, leiloados internacionalmente. Já foram realizados dois leilões, que arrecadaram um total de R$ 70 milhões. Estes recursos estão sendo aplicados em projetos socioambientais nas regiões do entorno dos dois aterros, como forma de compensação pelo passivo ambiental.
“Há ainda outras importantes medidas, como a construção de ciclovias, criação de parques lineares e participação na política de climas”, lembrou o secretário.
