Acompanhando todo o Estado de São Paulo, Itápolis, na região de Araraquara, substituirá as sacolas descartáveis nos supermercados a partir desta quarta-feira (25 de janeiro). Os clientes serão incentivados a utilizar meios sustentáveis de transporte de mercadorias, como sacolas reutilizáveis, carrinhos de feira e caixas de papelão.
Os supermercados Alvorada, Campestre, São Vicente, São José, Ricoy, Bom Jesus, Comar, Bom Preço, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida, Boa Vista, Veneza, Colombo e Popular já confirmaram o apoio. A Associação Empresarial de Itápolis (ACEI) também está na Campanha e ajudará na divulgação da ação.
Campanha
Lançada em maio de 2011 com a assinatura de um Termo de Cooperação com o governo do Estado, a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco propõe a implantação de medidas que reduzam o consumo do material descartável, despertando a consciência para o uso de sacolas reutilizáveis.
As sacolas descartáveis convencionais utilizadas nas lojas são derivadas de petróleo, substância não renovável na natureza. Além disso, sua degradação no ambiente pode levar séculos. As sacolas também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para inundações e retenção de mais lixo.
Outro problema é a poluição dos mares e rios. Peixes e, principalmente, tartarugas marinhas confundem o material com água viva, um de seus alimentos preferidos. Assim, ao ingerir as sacolinhas, os peixes morrem por obstrução do aparelho digestivo.
Legenda da foto acima: Reunião discutiu a importância da adoção do descarte zero na cidade de Itápolis. Supermercadistas participaram
