Agora é para valer. Os consumidores do Estado de São Paulo não utilizam mais sacolas descartáveis nos supermercados e adotaram medidas sustentáveis para o transporte de mercadorias. A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco mobilizou toda a população para repensar seus hábitos de consumo e agora comemora os bons resultados: 557,1 milhões de sacolas a menos na natureza mensalmente.
Os consumidores foram criativos: sacolas reutilizáveis, carrinhos de feira, caixas de papelão e até mochilas foram usados para transportar as compras. “Fiquei muito contente com a iniciativa aqui no Brasil. Morei durante alguns anos no Japão, e lá a prática já é comum”, contou Rafael Takizava, de Sorocaba.
“É uma questão de mudança de comportamento. Esta é apenas a primeira das muitas ações que iremos repensar. O meio ambiente precisa de nossa atenção”, ressaltou o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi.
Como começou
A ideia não é nova. A iniciativa do setor supermercadista paulista atende a uma demanda da própria sociedade. Campanhas semelhantes já foram desenvolvidas em vários países, como África, África do Sul, Alemanha, Austrália, Bangladesh, China, Dinamarca, EUA, França, Irlanda, Israel, Itália e Suíça.
Em 2006, Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, lançou o filme “An Inconvenient Truth” (Uma Verdade Inconveniente), documentário sobre mudanças climáticas, mostrando didaticamente os efeitos do aquecimento global, que ganhou o Oscar de melhor documentário em 2007. O filme teve grande repercussão e a maior capital brasileira, São Paulo, começou a questionar seu papel em relação à sustentabilidade.
Em 2007, a APAS apoiou a campanha “Eu não sou de plástico” da Prefeitura de São Paulo com o objetivo de educar a população para inibir o descarte irracional de materiais. Na época, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente organizou um desfile de bolsas e sacolas de materiais diversos, desenvolvidas por estilistas famosos.
Durante a Feira APAS de 2011, a APAS assinou um Termo de Cooperação com o governo do Estado expandido a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco – implantada como projeto piloto na cidade de Jundiaí – a todo o Estado. Desde então, a entidade começou um trabalho de conscientização da população e dos supermercadistas para a sustentabilidade.
