A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco conscientizou para a substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis em todo o Estado. A Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com o governo estadual e prefeituras municipais, orientou consumidores e supermercadistas para a mudança de comportamento. Na última quarta-feira (25 de janeiro), o setor deu o pontapé inicial para a prática sustentável, e os resultados são positivos: as lojas participantes aprovaram a recepção da medida.
As diretorias de Regionais/Distritais e Estatutária da APAS se reuniram nos dias 26 e 27 de janeiro para fazer o balanço da Campanha. O presidente da APAS João Galassi ouviu dos diretores suas percepções sobre a utilização de meios sustentáveis para o transporte de mercadorias no interior e na capital paulista. “A Campanha foi um sucesso, mas um longo caminho ainda deve ser percorrido. Continuaremos a conscientizar nossos consumidores, convidando mais lojistas para se juntar à nossa causa”, disse. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) Sussumu Honda também esteve presente no dia 27.
Em sua maioria, os clientes optaram por sacolas reutilizáveis. Outra alternativa bastante procurada foi a caixa de papelão. Disponibilizada gratuitamente aos consumidores, elas são úteis para quem vai de carro às lojas. “Também verificamos outras práticas, como o uso de mochilas e até de cestas plásticas. O importante foi verificar que a dona de casa compreende a importância da Campanha e está se adaptando”, ressaltou o diretor de Sustentabilidade da APAS João Sanzovo.
Os supermercadistas também podem optar pela disponibilização de sacolas biocompostáveis a preço de custo. Elas servem de medida paliativa para quem esquecer de planejar as compras.
Mobilização continua
Os diretores das Regionais e Distritais da APAS, que também são diretores de supermercados localizados em municípios de todo o interior paulista, puderam compartilhar suas experiências na substituição das sacolas. “A Campanha avançou em todo o Estado. Vamos continuar mobilizando prefeituras e supermercadistas”, concluiu o presidente da APAS João Galassi.
As reuniões de Diretoria da APAS acontecem mensalmente. Esta, que foi a primeira do ano, discutiu também novos projetos da entidade, como as visitas técnicas internacionais e a continuidade da Campanha De Olho na Validade, também implantada em todo o Estado.
