A Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos ensina a confeccionar sacolas reutilizáveis. O projeto Guarulhos Costurando o Futuro tem o objetivo de incentivar a produção e o uso das bolsas ecológicas feitas em material biodegradável, além de capacitar gratuitamente pessoas de baixa renda e ser alternativa para geração de renda.
Desde sua fundação, em 2009, já foram produzidas pelas alunas do projeto mais de 100 mil sacolas de diversos modelos e materiais como algodão, chita, juta e banners. O sucesso das encomendas pelos empresários do setor foi tão grande que o Fundo Social criou na Avenida Santana do Mundau, 812, no Parque Alvorada, um espaço próprio para abrigar os cursos de costura industrial (básico e avançado), que capacitam as aprendizes no segmento. Toda a renda adquirida na venda é revertida para a compra de tecidos e maquinários.
Muitas alunas formadas já obtiveram renda com a nova profissão, como a costureira e aposentada Maria do Socorro Silva, 66 anos. “Desde julho do ano passado confeccionei cerca de duas mil sacolas para supermercados e lojas. Por cada uma cobrei em torno de R$ 5 a R$ 6. Os preços variam de acordo com o modelo. Estou apenas começando, mas já ganhei experiência”, disse.
As inscrições para o curso de costura industrial podem ser feitas na sede do órgão situado na Alameda Tutóia, 534, Gopoúva, ou na Avenida Santana do Mundau, 812, Parque Alvorada.
Fonte: Jornal DCI
