A cidade de Presidente Epitácio, no interior de São Paulo, participa da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco e substituiu as sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados. Acompanhando todo o Estado de São Paulo, as lojas oferecem alternativas para o transporte de mercadorias atendendo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Procon-SP, o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Associação Paulista de Supermercados (APAS).
Na última segunda-feira (6 de fevereiro), o prefeito da cidade José Antônio Furlan, os secretários municipais Thiago da Cunha Bastos (Meio Ambiente) e Sergio Antonio Maroto (Planejamento, Economia e Meio Ambiente), o presidente da Associação Comercial e Industrial de Presidente Epitácio (ACIPE) Lourival Mendes Magalhães, além supermercadistas, reuniram-se para falar sobre o andamento da Campanha na cidade.
Durante um período de 60 dias, os supermercados oferecerão uma alternativa de sacola reutilizável com preço de até R$ 0,59. Além disso, os consumidores que não quiserem comprar as sacolas reutilizáveis terão direito a embalagens gratuitas adequadas e compatíveis com os produtos adquiridos, visando o acondicionamento e transporte das mercadorias. Ainda de acordo com o TAC, os operadores de caixa dos supermercados deverão informar verbalmente os consumidores antes de passar os produtos pelo caixa que as sacolas descartáveis não serão mais fornecidas.
Boa aceitação na cidade
O responsável pelo Procon de Presidente Epitácio, Silvio Talavera, ressaltou que a população da cidade recebeu bem a prática sustentável. “Não houve nenhuma reclamação formal sobre a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. Os consumidores de Presidente Epitácio assimilaram bem a prática e estão colaborando efetivamente com a Campanha”, disse.
