A Coop – Cooperativa de Consumo comemora os bons resultados do setor de eleto e eletrônicos em 2011. Após uma readequação nas lojas com treinamento dos colaboradores e aumento do mix de produtos, as vendas cresceram 14%. Agora, a rede prepara-se para um novo projeto: modernização do layout e do mobiliário do setor.
“Hoje, os nossos vendedores fazem o papel de consultores, auxiliando o cooperado na escolha dos melhores produtos e esclarecendo as eventuais dúvidas técnicas”, explica o gerente de compras Bazar/Eletro da Coop Edson Rodrigues. Para ele o ótimo desempenho está alicerçado num amplo trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2005, quando foi deflagrado um programa de treinamento e desenvolvimento das equipes de venda.
Em 2005, este setor apresentava uma inércia na participação em relação aos demais departamentos da Coop. Com essa necessidade evidenciada, iniciou-se a reestruturação na área comercial, que permitiu melhor acompanhamento dos gerenciadores dessa categoria, sendo firmada uma parceria com a consultoria Sucesso em Vendas.
“Nessa época, a participação de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no fornecimento geral da Coop era de 2,5% e em 2011, a participação saltou para 10%. Uma evolução e tanto num mercado bastante competitivo. Costumo dizer sempre que esse resultado é uma conquista de todos os setores, direta ou indiretamente envolvidos no programa”, explica o gerente.
Com a parceria ocorreu a mudança de modelo de atuação dos atendentes (vendedores). Além disso, formou-se também um grupo gestor composto pela diretoria, gerências comercial, de recursos humanos, operacionais e por profissionais da consultoria. Outra estratégia foi a adequação do mix, que resultou num incremento de 50% no número de itens logo no primeiro ano de ação. Para 2012, a rede já anunciou novos desafios: modernização do layout e do mobiliário do setor.
