O ano de 2012 começou bem para o setor supermercadista paulista. O Índice de Vendas nos Supermercados (IVS/APAS) registrou crescimento de 2,81% neste mês de janeiro em relação a 2011. De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados, o setor deve ainda apresentar alta acima das demais atividades econômicas neste novo ano, porém em ritmo inferior a 2011.
“A recuperação da atividade econômica brasileira nos próximos meses deve voltar a dinamizar o comércio varejista como um todo e haverá reflexos positivos para os supermercados. A previsão é de uma acomodação nas taxas de crescimento com leve desaceleração em relação ao crescimento verificado no ano anterior”, informa o diretor de Economia da APAS Martinho Paiva Moreira.
Na comparação mensal (janeiro de 2012 com dezembro de 2011), houve queda de 21,17%. “Isso já era esperado diante da alta base de comparação com dezembro, que é o mês com o maior volume de vendas e faturamento do setor”, explica Moreira. No conceito mesmas lojas – lojas em operação no tempo mínimo de 12 meses – o crescimento foi de 6,62% em janeiro de 2012 contra o mesmo mês do ano anterior. Na comparação mensal houve queda de 20,71%.
“Vale ressaltar que o desempenho menor em janeiro de 2012 em comparação com o mesmo mês do ano anterior deve-se em parte ao maior período de chuvas verificado neste ano. Isso afeta diretamente as vendas do comércio varejista de modo geral, e em particular, as vendas nos supermercados”, acrescenta o diretor.
Hipermercados
O faturamento real dos hipermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados) no conceito todas lojas registrou queda de 2,58% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2011. Na comparação mensal houve queda de 25,17%. No conceito mesmas lojas houve queda de 0,97% no comparativo interanual e queda de 25,21% (mensal).
Acesse aqui a íntegra do Índice de Vendas dos Supermercados do mês de janeiro.
