As vendas nos supermercado em São Paulo devem ser 10% maiores nesta Páscoa, em relação a igual período de 2011. O levantamento foi feito pelo departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS).
“A tendência de crescimento é verificada nos últimos anos. Os motivos são a alta da demanda e o aumento do poder de compra do consumidor, principalmente da classe C. Há até pouco tempo, esses consumidores não tinham acesso a itens como ovos de Páscoa, por exemplo”, afirma o diretor de Economia da APAS Martinho Paiva Moreira. Segundo ele, a movimentação da Páscoa já se reflete nos preços dos chocolates.
O IPS/APAS (Índice de Preços nos Supermercado) da APAS aponta que o preço do chocolate nos últimos 12 meses registrou queda de 4,23%. No entanto, em janeiro já apresentou alta de 0,63%. “Isso tende a refletir o comportamento nos preços dos chocolates ao longo dos próximos meses porque a chegada da Páscoa pressiona os preços. Assim, a elevação é esperada para os próximos meses.”
Moreira afirma que os preços devem ficar, em média, 9% maiores do que no ano passado. Pelo menos é o que prevêem os fornecedores. “A alta deve ser influenciada por reajustes de preços dos insumos para produção dos ovos de Páscoa, principalmente o açúcar, a energia elétrica e a mão de obra. Os reajustes de todos esses itens pressionam os custos de produção, repassados para os preços dos produtos. E no caso do ovo de Páscoa não será diferente”, detalha o diretor de Economia da APAS.
Variedade
Além do chocolate, outros itens ganham destaque na área de vendas dos supermercados na Páscoa. Entre eles, há os pescados em geral, com maior volume de vendas o bacalhau, a sardinha e a pescada branca. Entre os acompanhamentos, o destaque vai para os vinhos e azeites. A expectativa de crescimento nas vendas desses itens é de 9%. “No mês em que ocorre a Páscoa é registrada a segunda maior participação no faturamento do setor supermercadista, ficando atrás somente das vendas de Natal. Neste sentido, a estimativa é que o mês da Páscoa represente, em média, entre 7% e 9% do faturamento anual”, observa Moreira.
Contratações
O incremento nas vendas gera também mais postos de trabalho. As admissões ocorrem, principalmente, nos meses anteriores ao mês da Páscoa. Em alguns casos os funcionários contratados durante o período de festas de fim de ano (novembro e dezembro) fazem parte dos colaboradores que atuam no período de Páscoa.
Quando comparado a 2011, expectativa é de crescimento no número de contratações. Entre janeiro e o mês em que ocorre a Páscoa, a alta no número de funcionários pode alcançar 1% do total no setor supermercadista no Estado de São Paulo.
