O Grupo Pão de Açúcar anunciou a redução da participação de sal na composição do pão francês produzido em suas padarias em 10%: de 2% para 1,8%. A ação envolve a produção de 490 padarias próprias, o que significa uma produção mensal de mais de 40 milhões de unidades de pão francês.
O lançamento de uma nova receita com menor teor de sal está alinhado com as diretrizes do “Guia de Boas Práticas Nutricionais” para o pão francês, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O material tem por objetivo promover a redução da quantidade de sódio usado na alimentação brasileira como forma de combater doenças crônicas, como pressão alta e problemas cardiovasculares.
A receita é resultado de estudos realizados pela equipe de desenvolvimento técnico de padaria e rotisseria do Grupo Pão de Açúcar, que também promoveu testes pilotos em algumas lojas com o objetivo de avaliar os impactos da mudança no processo produtivo, na qualidade do produto e, sobretudo, na aceitação dos clientes.
“O pão francês é um alimento que está presente na maioria das mesas dos brasileiros. Cuidamos para que vários aspectos dessa mudança fossem testados, garantindo a sua eficácia, tanto no que diz respeito aos aspectos relacionados à saúde e qualidade de vida, quanto da preservação do sabor, tão apreciado pelos consumidores”, declara a diretora de Desenvolvimento e formação técnica Mariangela Ikeda.
Segundo Hugo Bethlem, vice-presidente de Relações Corporativas da empresa, a medida atende às diretrizes e ao compromisso do grupo em oferecer alternativas mais saudáveis à dieta alimentar do brasileiro e, assim, contribuir com a sua qualidade de vida”. Somados, os segmentos de supermercados e hipermercados (Pão Açúcar e Extra) registram a participação do item pão francês em cerca de 10% de todos os tíquetes de compras registrados em suas lojas. “Esse é um número bastante significativo e demonstra o impacto relevante dessa ação”, destaca Bethlem.
